Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51544

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Roberta Vanessa Aragão Félix da-
dc.contributor.authorSilva, Enoelly Sterfany Rodrigues da-
dc.contributor.authorBrandão, Gisely Raquel da Silva Albertin-
dc.date.accessioned2023-07-20T13:48:48Z-
dc.date.available2023-07-20T13:48:48Z-
dc.date.issued2023-04-22-
dc.date.submitted2023-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Enoelly Sterfany Rodrigues da; BRANDÃO, Gisely Raquel da Silva Albertin. Os impactos da pandemia do COVID-19 na formação dos futuros profissionais de Secretariado Executivo da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51544-
dc.description.abstractEm 2020, a pandemia do COVID-19 teve um grande impacto global, levando ao isolamento e mudanças na sociedade, devido a um momento atípico jamais visto. Como tentativa de adaptarse ao novo normal, a Universidade Federal de Pernambuco implementou aulas remotas, sob forma de medida preventiva que alcançasse toda a comunidade acadêmica. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar os impactos na formação dos alunos do curso de secretariado executivo da referida instituição, sendo analisados os períodos entre 2019.2 e 2022.1, tendo como corpus da pesquisa os discentes que presenciaram o período de aulas remotas e o retorno às aulas presenciais. Para construção do referencial teórico, foram abordados temas como o contexto da pandemia do COVID-19, a postura adotada pela UFPE e os impactos no corpo discente do curso de graduação em Secretariado Executivo. Para isso, foram abordados alguns estudos, tais como o de Silva (2021) e Silva T. (2021). Quanto as escolhas metodológicas, o estudou foi classificado como quali-quantitativo, descritivo e exploratório e foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, por meio do Google Forms. De acordo com os resultados obtidos, pode ser percebido que fatores como valorização das condutas presenciais, dificuldades com a falta de ensino teórico-prático e vulnerabilidade emocional foram possíveis impactos que acarretaram o atraso e evasão do curso. Por outro lado, a flexibilização de horários e a possibilidade de estudar em casa foram vantagens no período remoto. Pesquisas futuras devem analisar outras perspectivas, como docentes e corpo administrativo da instituiçãopt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCovid 19pt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectImpactos.pt_BR
dc.titleOs impactos da pandemia do COVID-19 na formação dos futuros profissionais de Secretariado Executivo da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8006105619052058pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4931708507216977pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8313866688779464pt_BR
dc.description.abstractxIn 2020, the COVID-19 pandemic had a major global impact, leading to isolation and changes in society, due to an atypical moment never seen before. As an attempt to adapt to the new normal, the Federal University of Pernambuco implemented remote classes, as a preventive measure that reached the entire academic community. This research was carried out with the objective of evaluating the impacts on the training of students of the executive secretarial course at the aforementioned institution, analyzing the periods between 2019.2 and 2022.1, having as the corpus of the research the students who attended the period of remote classes and the return to face-to-face classes. To build the theoretical framework, topics such as the context of the COVID-19 pandemic, the stance adopted by UFPE and the impacts on the student body of the undergraduate course in Executive Secretariat were addressed. For this, some studies were approached, such as Silva (2021) and Silva T. (2021). As for the methodological choices, the study was classified as quali-quantitative, descriptive and exploratory and a questionnaire was used as a data collection instrument, through Google Forms. According to the results obtained, it can be seen that factors such as valuing face-to-face conduct, difficulties with the lack of theoretical-practical teaching and emotional vulnerability were possible impacts that led to delay and dropout from the course. On the other hand, flexible schedules and the possibility of studying at home were advantages in the remote period. Future research should analyze other perspectives, such as professors and the institution's administrative staff.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Enoely Sterfany Rodrigues da Silva e Gisely Raquel da Silva Albertin Brandão.pdf828,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons