Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51478

Compartilhe esta página

Título: Uma análise da relação entre a gestão das práticas de sustentabilidade e o sucesso na geração de faturamento e investimento em capital próprio nas startups do Porto Digital do Recife
Autor(es): SILVA, Daniel Fernandes da
Palavras-chave: Práticas de Sustentabilidade; Startups; Faturamento; Capital Social; Porto Digital
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: SILVA, Daniel Fernandes da. Uma análise da relação entre a gestão das práticas de sustentabilidade e o sucesso na geração de faturamento e investimento em capital próprio nas startups do Porto Digital do Recife. 2023. TCC (Curso de Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo verificar se existe correlação entre a gestão das práticas de sustentabilidade e o sucesso na geração de faturamento e investimento em capital próprio das Startups do Porto Digital, visto que com o aumento no número de investimento em startups, ter uma gestão efetiva das práticas de sustentabilidade como uma vantagem competitiva em relação às demais empresas pode direcionar as decisões dos stakeholders e atrair investimentos, bem como as próprias empresas podem utilizar para melhorar o seu desempenho cada vez mais perante seus concorrentes. Foram analisadas 54 empresas de tecnologia do Polo. A partir de uma análise documental e com uma análise mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, foram elaborados gráficos e tabelas com informações sobre as práticas de sustentabilidade das empresas, relacionando-as com os fatores faturamento e capital social. As práticas de sustentabilidade mais encontradas nas empresas foram as de boas práticas de gestão ambiental e questões com colaboradores. De acordo com os resultados encontrados constatou-se que 57% das empresas têm uma pontuação no índice de sustentabilidade abaixo de 20% e que essas empresas têm um faturamento e capital social inferior às demais. Foi feita também uma análise quantitativa, mediante cálculo de regressão linear, o que permitiu constatar também que as variáveis capital social e faturamento têm influência significativa no índice de sustentabilidade das empresas participantes. Foi concluído que essa pesquisa pode ser útil para investidores e potenciais investidores, os quais podem utilizar essas correlações como um indicador complementar para uma melhor tomada de decisão e diminuição dos riscos. Foi discutida também, a importância da contabilidade na evolução das informações no mundo empresarial, pois, cada vez mais, os profissionais contábeis precisam se atualizar e estar preparados para realizar análises completas que englobam a análise dos impactos sociais, ambientais e de governança nas questões financeiras das empresas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51478
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Daniel Fernandes da Silva.pdf760,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons