Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51477

Comparte esta pagina

Título : Análise da relevância da perda econômica de água tratada no municípios da Região Metropolitana do Recife entre 2018 e 2021
Autor : AMORIM, Carolina Ribeiro da Silva
Palabras clave : contabilidade gerencial; saneamento; perdas de água tratada
Fecha de publicación : 15-may-2023
Citación : AMORIM, Carolina Ribeiro da Silva. Análise da relevância da perda econômica de água tratada nos municípios da Região Metropolitana do Recife entre 2018 e 2021. Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciêncas Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A temática de saneamento ganhou novo fôlego devido à discussão de universalizar saneamento no país. Em 2020, houve aprovação do marco legal regulatório do setor, que visa à ampliação da cobertura da água potável, coleta de esgoto e metas de diminuição de desperdício nos sistemas de água. No entanto, apesar da relevância do tema, existem poucas pesquisas no país a respeito do assunto na área de contabilidade, logo esta pesquisa tem como objetivo identificar o valor da perda econômica da água tratada nos municípios da Região Metropolitana do Recife, no período entre 2018 e 2021. É uma pesquisa do tipo exploratória e comparativa, cuja coleta de dados foi obtida na base do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Com finalização da coleta de dados foi possível obter as informações que serviram de base para os cálculos de volume de água tratada perdida e tarifa média, permitindo a mensuração do valor econômico da perda econômica por município. Os resultados do estudo evidenciam que foi constatada a inefetividade das ações de redução de perdas para os municípios estudados. Em termos relativos o maior valor de volume de perdas obtido foi de 72,29% referente a São Lourenço da Mata (2020) e o menor valor foi de 26,68% do Cabo de Santo Agostinho (2021). Quando considerado o quadriênio, a média anual de valor econômico das perdas em relação à receita operacional nos municípios estudados é de 128%. Essa informação reflete as consequências sobre o faturamento da entidade, visto que, se fossem revertidos para empresa teria sua receita aumentada. Nesse sentido, este trabalho pode contribuir com informações contábeis no campo de saneamento, trazendo contribuição analítica sobre os dados financeiros e operacional do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apresentando como fundamento conceitos e aplicações de contabilidade gerencial e de custos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51477
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Carolina Ribeiro da Silva Amorim.pdf762,44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons