Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51464

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADRÓN HERNÁNDEZ, Eduardo-
dc.contributor.authorSANTOS, Amanda Letícia Tavares dos-
dc.date.accessioned2023-07-12T11:33:24Z-
dc.date.available2023-07-12T11:33:24Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-07-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Letícia Tavares dos. Utilização de práticas esportivas no estudo da cinemática: uma abordagem ativa nas aulas de física. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51464-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma sequência didática que integra o ensino de Física com a prática esportiva como estratégia para motivar e facilitar o aprendizado de estudantes adolescentes. Através de uma abordagem acessível, que utiliza espaços amplos nas escolas e atividades práticas e interdisciplinares, busca-se promover uma compreensão mais significativa dos conceitos de Física durante os estudos iniciais da Cinemática. O uso de metodologias ativas, como analogias e recursos tecnológicos, é enfatizado na proposta, visando engajar os estudantes de forma efetiva. A prática esportiva é apresentada como uma ferramenta para promover habilidades físicas e sociais nos adolescentes, além de contribuir para a compreensão dos conceitos físicos na prática. A abordagem integrada e contextualizada do ensino de Física é destacada como uma forma de despertar o interesse dos estudantes e promover uma formação mais completa.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPrática esportivapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleUtilização de práticas esportivas no estudo da cinemática: uma abordagem ativa nas aulas de físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFARIAS, Bruno Veríssimo de Miranda-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3590036930228473pt_BR
dc.description.abstractxThis article proposes a didactic sequence that integrates Physics teaching with sports practice as a strategy to motivate and facilitate learning among adolescent students. Through an accessible approach, which uses wide spaces in schools and practical and interdisciplinary activities, it seeks to promote a more meaningful understanding of the concepts of Physics. The use of active methodologies, such as analogies and technological resources, is emphasized in the proposal, aiming to effectively engage students. Sports practice is presented as a tool to promote physical and social skills in adolescents, in addition to contributing to the understanding of physical concepts in practice. The integrated and contextualized approach to Physics teaching is highlighted as a way to awaken students’ interest and promote a more complete training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7175167116300720pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Letícia Tavares dos Santos.pdf741,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons