Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51464
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADRÓN HERNÁNDEZ, Eduardo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Amanda Letícia Tavares dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T11:33:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T11:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Letícia Tavares dos. Utilização de práticas esportivas no estudo da cinemática: uma abordagem ativa nas aulas de física. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51464 | - |
dc.description.abstract | Este artigo propõe uma sequência didática que integra o ensino de Física com a prática esportiva como estratégia para motivar e facilitar o aprendizado de estudantes adolescentes. Através de uma abordagem acessível, que utiliza espaços amplos nas escolas e atividades práticas e interdisciplinares, busca-se promover uma compreensão mais significativa dos conceitos de Física durante os estudos iniciais da Cinemática. O uso de metodologias ativas, como analogias e recursos tecnológicos, é enfatizado na proposta, visando engajar os estudantes de forma efetiva. A prática esportiva é apresentada como uma ferramenta para promover habilidades físicas e sociais nos adolescentes, além de contribuir para a compreensão dos conceitos físicos na prática. A abordagem integrada e contextualizada do ensino de Física é destacada como uma forma de despertar o interesse dos estudantes e promover uma formação mais completa. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Prática esportiva | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Utilização de práticas esportivas no estudo da cinemática: uma abordagem ativa nas aulas de física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FARIAS, Bruno Veríssimo de Miranda | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3590036930228473 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article proposes a didactic sequence that integrates Physics teaching with sports practice as a strategy to motivate and facilitate learning among adolescent students. Through an accessible approach, which uses wide spaces in schools and practical and interdisciplinary activities, it seeks to promote a more meaningful understanding of the concepts of Physics. The use of active methodologies, such as analogies and technological resources, is emphasized in the proposal, aiming to effectively engage students. Sports practice is presented as a tool to promote physical and social skills in adolescents, in addition to contributing to the understanding of physical concepts in practice. The integrated and contextualized approach to Physics teaching is highlighted as a way to awaken students’ interest and promote a more complete training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DF) - Departamento de Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7175167116300720 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Letícia Tavares dos Santos.pdf | 741,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons