Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51460

Share on

Title: Literaturas marginais periféricas dentro da aula de literatura: perspectivas, abordagens e caminhos
Authors: XAVIER, Anderson Rafael de Araújo
Keywords: Literatura marginal; Sala de aula; Poética; Literatura periférica
Issue Date: 12-May-2023
Citation: XAVIER, Anderson Rafael de Araújo. Literaturas marginais periféricas dentro da aula de literatura: perspectivas, abordagens e caminhos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Embora seja algo prescrito pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a presença das literaturas que habitam as margens do eixo canônico ainda é algo raro de se presenciar na sala de aula. A aula de literatura, por vezes, ainda se encontra engessada e presa unicamente nas raízes históricas da literatura canônica, sem observar a sua dinâmica viva e atual. O presente trabalho pretende atualizar essa discussão ao ressaltar a importância da presença de literaturas marginais, pretas, periféricas dentro da aula de literatura, observando a sua potência poética e reflexiva, assim como sua força motriz capaz de destruir estigmas sobre este meio social, a fim de que estes lugares possam ser vistos com criticidade, afeto e resistência. Amparado pelos estudos de Spivak (1942), Heloísa Buarque de Hollanda (1984), Antonio Cândido (2004) e na observância de vozes dessa literatura como Férrez (2002;2005) e André Medulla (2019), pretende-se a abertura de caminhos e encruzilhadas de possibilidades de abordagens desses textos em sala de aula, pensando no processo de humanização de seus autores, da sua literatura e os públicos as quais ela se destina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51460
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Anderson Rafael de Araújo Xavier.pdf530,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons