Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5145
Título: Consumo de energia e crescimento econômico em Pernambuco: uma análise de Causalidade de Granger
Autor(es): ANGELO, Lívia de Cerqueira
Palavras-chave: PIB; Consumo de Eletricidade; Causalidade
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Cerqueira Angelo, Lívia; de Sousa Ramos, Francisco. Consumo de energia e crescimento econômico em Pernambuco: uma análise de Causalidade de Granger. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho busca analisar se existe uma relação de causalidade no sentido de Granger entre Produto Interno Bruto e Consumo de eletricidade no estado de Pernambuco no período que compreende os anos de 1976 a 2005. Para isto é aplicada uma metodologia proposta por Toda e Yamamoto (1995), que consiste na imposição de restrições nos parâmetros de um Vetor Auto Regressivo (VAR) em nível. O número de defasagens do VAR é determinado através do teste Dickey- Fuller e pelos Critérios de AIC e SBC. Os resultados encontrados indicam a existência de raízes unitárias para as variáveis em estudo, o que significa dizer que a ordem máxima de integração do modelo é 1 bem como que o número ótimo de defasagens também é igual a 1. Assim estimou-se um VAR (2) e, a partir das restrições impostas a este VAR, constatou-se que, com base nos dados analisados, não há evidências para a existência de causalidade entre as variáveis. Vale ressaltar que resultados semelhantes a este também foram encontrados por Yu e Hwang ao testarem essa relação de causalidade para os estados Unidos, para o Reino Unido e para a Polônia bem como por Galip e Erdal para a Turquia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5145
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3627_1.pdf842,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.