Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406
Comparte esta pagina
Título : | Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana |
Autor : | VIEIRA, Wellen |
Palabras clave : | Contos populares; Ensino de literatura; Tradição oral; Sequência didática básica |
Fecha de publicación : | 15-may-2023 |
Citación : | VIEIRA, Wellen. Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre contos populares pernambucanos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação literária no ensino fundamental. Tal pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma sugestão de aplicabilidade a partir da releitura da sequência básica de Cosson (2009). Seu estudo aponta para a importância dos contos populares para o resgate da literatura de tradição oral e para o avanço da tecnologia como razão para a desvalorização do gênero. Ademais, também foi apresentada sua significativa contribuição para a formação do sujeito na sala de aula, dando destaque para o seu caráter educativo e para a educação enquanto ato político. Apresenta-se como arcabouço teórico Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006), além de outros autores que possuem considerações relevantes para pesquisa. Finalmente, também foram consultados três importantes documentos parametrizadores: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC WELLEN VIEIRA..pdf | 348,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons