Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/514
Title: Efeito do Bário e Cádmio no desenvolvimento populacional de Pellioditis marina ( Bastian, 1865) ( Nematoda, Rhabtidae) e Diplollaimeloides oschei Meyl, 1954 ( Nematoda, Monhysteridae)
Authors: Freire Lira, Viviane
Keywords: Ecotoxicologia; Invertebrado; Poluição ambiental; Metais pesados; Bentos; Bioensaio
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Freire Lira, Viviane; Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva, Maria. Efeito do Bário e Cádmio no desenvolvimento populacional de Pellioditis marina ( Bastian, 1865) ( Nematoda, Rhabtidae) e Diplollaimeloides oschei Meyl, 1954 ( Nematoda, Monhysteridae). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Perfurações de poço de petróleo e gás envolvem o uso de fluidos que contêm vários metais pesados, dentre eles o bário e o cádmio, os quais podem afetar a biota do ambiente ao redor. Os Nematoda são os metazoários bentônicos mais abundantes, e desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar bêntica e no fluxo de carbono. Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento populacional das espécies de Nematoda: (i) Pellioditis marina sob a influência de bário e cádmio e (ii) Diplollaimeloides oschei sob a influência de cádmio. Os espécimes foram obtidos a partir de uma cultura monoespecífica, agnobiótica e em crescimento exponencial. O experimento foi realizado em meio agar, sendo as concentrações testadas para Cloreto de Bário: 0, 120, 400, 2000, 3600, 4800 e 10000 ppm e para o Cloreto de Cádmio: 0, 0.3, 1.0, 5.0, 9.0 e 12 ppm. Os juvenis de P. marina não foram afetados por nenhuma concentração de Cádmio, contudo a abundância de adultos decresceu com o aumento da concentração. Para o Bário, a partir da concentração de 2000 ppm houve uma redução na densidade de juvenis e adultos; na máxima concentração todos os indivíduos morreram em três dias, não havendo maturação de adultos. Todos os níveis populacionais de D. oschei foram impactados a partir de 5.0 ppm de Cloreto de Cd, havendo um desequilíbrio da proporção sexual na concentração mais alta. Existiu também Conclui-se que atividades de perfuração petrolífera podem acarretar em conseqüências importantes para a nematofauna marinha, devido à toxicidade de metais , a exemplo do Bário e Cádmio
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/514
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1215_1.pdf989.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.