Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51391

Compartilhe esta página

Título: Antecedentes da percepção de valor dos usuários de aplicativos de entrega de comida em um contexto de crise sanitária
Autor(es): SILVA, Claudine Julia
Palavras-chave: Percepção; Credibilidade; Administração de crises; COVID-19, Pandemia de, 2020-; Aplicativos de entrega de comida; Avaliação
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Claudine Julia. Antecedentes da percepção de valor dos usuários de aplicativos de entrega de comida em um contexto de crise sanitária. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esse estudo buscou avaliar o impacto da credibilidade, das avaliações e revisões on- line, da usabilidade e da preocupação com a crise sanitária causada pela Covid-19 na percepção de valor dos usuários dos aplicativos de entrega de comida. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística. Os dados foram coletados por meio de uma survey on-line, distribuída por meio de mídias sociais. A amostra final foi constituída por 288 respondentes e utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos mostram que a credibilidade e a usabilidade influenciam diretamente e positivamente a percepção de valor dos usuários dos aplicativos de entrega. As avaliações on-line, por sua vez, influenciaram uma maior credibilidade da informação em relação aos aplicativos. Identificou- se que as preocupações com a crise sanitária não demonstraram relação com a percepção de valor, no entanto, apresentaram relação direta e positiva com a usabilidade. Esse estudo traz importantes contribuições teóricas e práticas, apontando novas perspectivas para o estudo do valor e das demandas que são geradas em um período de crise mundial, fazendo com que o modelo hipotético proposto possa ser replicado e avaliado em outras situações. Ademais, a dissertação traz importantes insights para os gerenciadores dos aplicativos digitais de entrega de comida, ao revelar algumas das principais necessidades dos usuários, auxiliando na implantação de ferramentas que permitam maior usabilidade do aplicativo e na realização das avaliações e revisões on-line, que são de grande importância para uma maior credibilidade dos apps.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51391
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Claudine Julia Silva.pdf746,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons