Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51331

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Nilcema-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Rebeca Santos do-
dc.date.accessioned2023-06-29T12:00:27Z-
dc.date.available2023-06-29T12:00:27Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.date.submitted2023-06-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rebeca Santos do. Desenvolvimento de ferramenta eletrônica para governança das equipes de saúde bucal no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51331-
dc.description.abstractÉ desafio atual à governança dos estabelecimentos públicos de saúde a tomada de decisão ágil e oportuna, pautada na evidência científica, à melhoria da qualidade e promoção de saúde. A inovação em saúde digital pode ser uma solução. Objetivou-se desenvolver uma ferramenta eletrônica para governança da saúde bucal para avaliação dos serviços de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde. A ferramenta web-based é um dos módulos operacionais da plataforma GestBucalSD. Esse módulo, foi baseado no marco teórico avaliativo donabediano (abordagem sistêmica: estrutura-processo), desenvolvido a partir das seguintes fases: 1ª – Estruturação dos questionários e Rationales da matriz avaliativa; 2ª – Arquitetura da ferramenta e Programação do questionário; 3ª - Definição de pontuação avaliativa do questionário; e, 4ª - Construção da ferramenta. O questionário avaliativo possui cinco domínios: Formação profissional (FP), Coordenação do Cuidado (C), Estrutura (E), Gestão (G) e Integração (I), 11 dimensões e 44 questões/indicadores. O autoprocessamento do cumprimento dos indicadores avaliativos (40), gera nota com classificação geral, por dimensões e domínios e a partir da avaliação há emissão de recomendação automática às respostas insatisfatórias. Promoveu-se desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em saúde com vistas à governança inteligente e melhoria da qualidade de estabelecimentos em saúde bucal no Sistema Único de Saúde, contribuindo ao fortalecimento das pesquisas avaliativas com tecnologias digitais de informação e comunicação, com a finalidade de consolidar evidências científicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectatenção primária à saúdept_BR
dc.subjectsaúde bucalpt_BR
dc.subjecttecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectavaliação em saúdept_BR
dc.titleDesenvolvimento de ferramenta eletrônica para governança das equipes de saúde bucal no âmbito da Atenção Primária à Saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCHAVES, Amanda Maria-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7565639857967887pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6330860061557574pt_BR
dc.description.abstractxIt is a current challenge for the governance of public health establishments to make agile and timely decisions, based on scientific evidence, enabling quality improvement and health promotion. Innovation in digital health can be a solution. The objective of this course conclusion was to report the experience of developing a web tool for the evaluation of Primary Health Care Oral Health Services, as an experiment in digital health. The developed web tool is one of the operational modules of the GestBucalSD platform. This module was based on the Donabedian evaluative theoretical framework, the systemic structure-process approach. The following phases of the development of the tool were operationalized: 1st phase – Structuring the questionnaire and elaborating Rationales; 2nd phase – Tool architecture and questionnaire programming; 3rd phase - Definition of the evaluative score of the questionnaire; and 4th phase - Construction of the Platform. The evaluative questionnaire built has four domains: Professional training (FP), Care coordination (C), Structure (E), Management (G) and Integration (I), 11 dimensions and 44 questions/indicators. The self-processing of compliance with the evaluative indicators (40), generates a note with the classification, for dimensions and domains evaluated. For each self-processed unsatisfactory response, an automatic recommendation is issued. This research promoted scientific, technological and innovation development in health aiming at improving governance and quality of establishments specialized in oral health in the Unified Health System, contributing to the strengthening of evaluative research with information and communication technologies, with the purpose of consolidating scientific evidence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1330785215225954pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rebeca Santos do Nascimento.pdf23,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons