Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51323

Share on

Title: As interfaces entre gênero, raça e violência sexual em Pernambuco: reflexões a partir do serviço de apoio à mulher Wilma Lessa
Authors: Silva, Denise Regina da
Lima, Thaisa Nataly de Oliveira
Keywords: Violência de Genêro; Violência sexual; Desigualdade de gênero; Patriarcado
Issue Date: 5-May-2023
Citation: SILVA, Denise. LIMA, Thaisa. As interfaces entre gênero, raça e violência sexual em Pernambuco: Reflexões a partir do serviço de apoio á mulher Wilma Lessa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente monografia reflete sobre a construção sócio-histórica do fenômeno da violência de gênero com ênfase na violência sexual e suas implicações na vida das mulheres. O trabalho busca conhecer o perfil das mulheres atendidas no serviço de apoio a mulher Wilma Lessa, que sofreram violência sexual. Serão refletidos dados sobre a idade, raça, orientação sexual, além de informações sobre o agressor, e o tipo de violência sofrida. A partir da observação desses dados, foi possível identificar possíveis fatores de risco e características comuns entre as vítimas de violência sexual atendidas pelo serviço de apoio, conhecendo também quais são as políticas públicas e estratégias de prevenção de combate à violência contra a mulher. Nosso objetivo geral é identificar os determinantes da violência contra a mulher e refletir sobre a atuação do Serviço Social no enfrentamento a esta problemática na instituição. Pretende-se, também, indicar o descaso e vulnerabilidade que as mulheres têm vivido, historicamente, no Brasil perante a sociedade e a lei, e como tem se apresentado atualmente em uma sociabilidade marcada pela desigualdade social, racismo, patriarcado e machismo, adentrando na problemática da violência de gênero especificamente a violência sexual contra mulheres. Como metodologia utilizou-se a pesquisa documental e exploratória onde foram analisadas as informações obtidas através dos prontuários de atendimentos realizados no HAM/SAMWL. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados acadêmicos e fontes oficiais, buscando entender os fatores culturais, sociais e psicológicos que contribuem para a perpetuação da violência sexual contra as mulheres. Além disso, foram discutidas as estratégias de prevenção e combate à violência sexual, como o fortalecimento das redes de proteção, a conscientização e educação da população, a garantia de políticas públicas efetivas, e o apoio às vítimas. Por fim, evidencia-se, a partir da reflexão dos dados sistematizados, que a maioria das usuárias atendidas do HAM/SAMWL é formada por mulheres cis, heterossexuais, com idade entre 25 e 59 anos. Quanto à raça/etnia, a maioria se declarou-se parda e preta, residente em Recife e Região Metropolitana do Recife, tendo chegado ao Serviço através de outros serviços de saúde e/ou da Delegacia/IML. Esses dados evidenciam as interfaces entre a questão de raça e gênero, já que as mulheres negras são as mais vitimizadas pela violência sexual. Também se destaca a importância do acolhimento prestado pelo Wilma Lessa frente a essa problemática e do Serviço Social como parte da dinâmica de atendimento, no sentido de contribuir para a identificação das necessidades das usuárias e a garantia de direitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51323
Appears in Collections:(TCC) - Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - DENISE REGINA DA SILVA_ THAISA NATALY DE OLIVEIRA LIMA.pdf992.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons