Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51306

Comparte esta pagina

Título : “Se você não tem que abrir mão de nada, você não é aliado” : análise discursiva das consultorias de comunicação Think Eva e Indique Uma Preta
Autor : PAIXÃO, Danyelle Alves da
Palabras clave : Consumo de ativismo; Discurso; Comunicação; Think Eva; Indique Uma Preta
Fecha de publicación : 1-mar-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PAIXÃO, Danyelle Alves da. “Se você não tem que abrir mão de nada, você não é aliado”: análise discursiva das consultorias de comunicação Think Eva e Indique Uma Preta. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Na segunda década do século XXI, pudemos observar mudanças de posicionamentos das marcas. Elas estão inovando, buscando atingir novos perfis de públicos, muitas vezes alinhadas às pautas dos movimentos sociais, em especial dos movimentos feministas. Para conseguir manter os seus posicionamentos, que vão além das propagandas, incluindo a comunicação interna, algumas marcas buscam os serviços de consultorias, como a Think Eva e a Indique Uma Preta. Ambas trabalham com foco no público feminino e têm como base estratégica as pautas dos movimentos sociais, como os feminismos. Posto isto, esta pesquisa qualitativa propõe compreender as relações entre o consumo, a publicidade e o ativismo, problematizando como o mercado, por meio de consultorias como essas, apropriam-se dos discursos das causas dos movimentos sociais para alavancar negócios e posicionar marcas. Para isso, utilizamos as seguintes técnicas de pesquisa qualitativa para coleta de dados: a Netnografia, tendo como base Kozinets (2014) e para análise dos dados, Análise de Discurso (ORLANDI, 2020) com perspectiva crítica. O trabalho também se apoia nas discussões de Dardot e Laval (2016) e Maria Eduarda Rocha (2010) sobre a racionalidade neoliberal, Izabela Domingues e Ana Paula de Miranda (2018) sobre consumo de ativismo, Barreto Januário (2021) com feminismo de mercado entre outros. Com essa investigação, compreendemos que a comunicação é posta como um instrumento no qual se naturaliza ideias e pensamentos, resultando assim na criação de um possível novo mundo (LAZZARATO, 2006), principalmente por meio do consumo de ativismo (DOMINGUES; MIRANDA, 2018). Nesse processo, as pautas feministas se transformam em uma ferramenta mercadológica, condizentes com o que propõe o feminismo de mercado (BARRETO JANUÁRIO, 2021) que, mediados pelas ideias neoliberais, estimulam os sujeitos a se conformar com medidas paliativas, resultando a despolitização e esvaziamento de sentido das pautas feministas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51306
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Danyelle Alves da Paixão.pdf3,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons