Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/513
Título: Viver a dois é uma arte ? um estudo antropológico da homoconjugalidade masculina na Região Metropolitana
Autor(es): Vicente da Silva, Anderson
Palavras-chave: Homossexualidade; Conjugalidade; Reconhecimento; Enamoramento; Família
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vicente da Silva, Anderson; Selma Ferreira Albernaz, Lady. Viver a dois é uma arte ? um estudo antropológico da homoconjugalidade masculina na Região Metropolitana. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo compreender os aspectos da vida cotidiana a dois, que os homossexuais da Região Metropolitana do Recife constroem em suas relações. Este estudo busca também analisar como esses homossexuais vêem o reconhecimento social dessa relação a partir das interações que o casal estabelece com os vizinhos, amigos e familiares. Para tal, foi utilizada uma pesquisa qualitativa através de visitas realizadas nas residências do casal homossexual. Na perspectiva de aprofundar algumas questões percebidas durante as primeiras impressões coletadas na minha relação com os casais foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com um dos membros da díade. Imerso neste universo de sentidos, os diversos atores que participam do debate a respeito das idéias acerca de um relacionamento duradouro entre pessoas do mesmo sexo acabaram trazendo para o centro da discussão valores, significados e representações sobre a homossexualidade no contexto social. No intuito de fundamentar esses discursos e representações, realizou-se uma breve revisão das principais abordagens teóricas acerca da homossexualidade e conjugalidade e que relações são estabelecidas entre esses dois aspectos na vida cotidiana dos sujeitos. Finalmente, o estudo aqui apresentado busca compreender um pouco dos arranjos cotidianos e de sociabilidades empreendidas pelos homossexuais na constituição de relações conjugais entre pessoas do mesmo sexo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/513
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1028_1.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.