Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51296

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorFELIX, Paulo Henrique de Sena-
dc.date.accessioned2023-06-27T14:39:20Z-
dc.date.available2023-06-27T14:39:20Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.date.submitted2023-06-20-
dc.identifier.citationFELIX, Paulo Henrique de Sena. Ensinar e aprender com alegria na Pedagogia Agostiniana: comentários aos capítulos 10-14 do opúsculo Sobre a Instrução dos Catecúmenos, de Santo Agostinho. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Filosofia, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51296-
dc.description.abstract“Por onde começar? Até onde levar a narração? Ao terminá-la, devemos dirigir uma exortação ao nosso ouvinte ou tão-somente ensinar-lhes os preceitos em cuja observância aprenderá a acreditar na vida e na revelação cristãs?” (AGOSTINHO, 1972, p.33), estas inquietações foram trazidas por Deográtias a Santo Agostinho acerca da sua conduta enquanto catequista daqueles pagãos recém convertidos que queriam conhecer aspectos básicos da fé cristã (rudes). Pensando nisso, Agostinho escreve um tratado de nome De Catechizandis Rudibus desejando sanar estas dúvidas, elaborando conselhos que tornem as aulas mais atrativas a seu público-alvo: os rudes. Metodologicamente, isso assemelha-se à conduta de um professor que sempre pensa em oferecer o melhor a seus alunos. Além disso, percebe-se que estes problemas são compatíveis com os de muitos professores que sofrem com o enfado de seus alunos, não por falta de experiência, e nem de competência, mas por falta de estratégia em lidar com esse tédio em aula. Dito isto, proponhe-se, por meio deste trabalho, revisitar estas ideias agostinianas sobre o enfado e pensar: Como o pensamento de Agostinho pode nos ajudar a combater o enfado dos alunos na contemporaneidade e obter, ao fim de tudo, a alegria? Como tornar hilária a aula entediante?pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgostinhopt_BR
dc.subjectCatequesept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnfado-Alegriapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleEnsinar e aprender com alegria na Pedagogia Agostiniana: comentários aos capítulos 10-14 do opúsculo Sobre a Instrução dos Catecúmenos, de Santo Agostinhopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7749675288200209pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-3165-6905pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Paulo Henrique de Sena Felix.pdf270,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons