Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292

Compartilhe esta página

Título: O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano.
Autor(es): FERREIRA, Maria Marta Lemos
Palavras-chave: Libras; Ensino de Libras; Inclusão social; Prática docente
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: FERREIRA, Maria Marta Lemos. O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A presente pesquisa tem como proposta de observação as aulas de Libras, nos anos iniciais, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cumaru-PE, que ganhou dentro da grade curricular a disciplina isolada e obrigatória de Libras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como foco as práticas curriculares do ensino de Libras em uma aula de ensino regular e seus resultados a partir de uma perspectiva de educação inclusiva dentro do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa está baseada numa abordagem qualitativa com análise documental e de campo, observando de que forma a educação inclusiva, através da implementação da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória dos anos iniciais favorece a visibilidade e garantia de direitos da comunidade surda. Visto que, há a presença de alunos surdos em sala, levando então a refletir de que forma esse ensino valida o acesso e permanência a uma educação transformadora e inclusiva. Outro ponto abordado na pesquisa é a observação da prática docente e a metodologia de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento humano e social. Esta pesquisa aponta com resultado principal a importância da construção de uma prática docente flexível, criativa e comunicativa, estabelecendo interação e participação ativa do estudante, compreendendo-o, como autor e autônomo do seu próprio processo de desenvolvimento, e entendendo que na perspectiva de uma educação inclusiva, o ensino de Libras tenha destaque na formação e metodologia educacional, a fim de contemplar alunos surdos e ouvintes na mesma intenção educativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Marta Lemos Ferreira.pdf649,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons