Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230
Comparte esta pagina
Título : | Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia : uma análise das ações de assistência estudantil |
Autor : | ANDRADE, Eliane Pereira de |
Palabras clave : | Assistência estudantil; Permanência dos estudantes; Pandemia da COVID- 19; UFPE |
Fecha de publicación : | 26-abr-2023 |
Citación : | ANDRADE, Eliane Pereira de. Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia: uma análise das ações de assistência estudantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente artigo teve como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Pró-Reitora para Assuntos Estudantis (PROAES) da UFPE, no período da pandemia da COVID-19, como forma de promover a permanência dos estudantes na instituição. Para dar conta do objetivo realizamos uma breve discussão acerca da política de assistência estudantil na educação superior, na sequência, abordamos a trajetória da assistência estudantil na UFPE, bem como expomos as principais ações e programas desenvolvidos pela PROAES no contexto da pandemia e, por fim, para analisarmos como estas ações contribuíram para permanência dos estudantes assistidos apresentamos os dados obtidos advindos do questionário via Google Formulário que aplicamos com 58 estudantes, dos quais 33 foram assistidos por pelo menos um programa da Proaes e dentre estes, 20 deles foram assistidos por algum programa desenvolvido durante o período pandêmico. Identificamos que apesar da UFPE, no ano de 2020, ter apresentado a maior taxa de evasão, em contra partida, o percentual de estudantes bolsistas, integralizados no tempo mínimo, foi maior que dos estudantes não bolsistas. Consideramos, pois que as ações desenvolvidas pela Proaes embora não tenham sido suficientes para atender todos os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contribuíram significativamente para a permanência dos estudantes assistidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC (1).pdf | 743,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons