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Título : Processo de avaliação em adequação postural de cadeira de rodas: estudo de caso de uma criança com Síndrome Congênita do Zika Virus
Autor : CUSTODIO, Eduarda dos Santos
Palabras clave : Zika vírus; postura sentada; cadeira de rodas; terapia ocupacional; avaliação
Fecha de publicación : 11-may-2023
Citación : CUSTODIO, Eduarda dos Santos. Processo de avaliação em adequação postural de cadeira de rodas: estudo de caso de uma criança com síndrome congênita do zika vírus.. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Introdução: A Síndrome Congênita do Zika Vírus caracteriza-se por anormalidades congênitas ligadas à infecção pelo vírus Zika por via transplacentária, que apresenta alterações cerebrais pertinentes, microcefalia, e outros sinais clínicos. Para a criança acometida, o Terapeuta Ocupacional elabora ações de prevenção, promoção e reabilitação e utiliza as Tecnologias Assistivas para possibilitar maior independência e aumentar a habilidade funcional, permitindo a execução da função prejudicada pela limitação. Um dos dispositivos assistivos é a cadeira de rodas, que promove a mobilidade funcional e quando prescrita corretamente por um terapeuta ocupacional, seguida de adequação postural, proporcionam comodidade e simetria ao paciente. A ausência ou falha no processo de avaliação, seleção e adequação da cadeira de rodas pode acarretar prejuízos como rigidez e deformidades. Objetivo: descrever o processo de avaliação de adequação postural de cadeira de rodas de uma criança com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Método: Estudo de caso de uma criança com Síndrome Congênita Zika Vírus, em cuja coleta foram realizadas observações registradas em um diário de campo, dentre elas do ambiente domiciliar; levantados dados de caracterização da criança e do cuidador por meio de um formulário, avaliação biomecânica da criança, análise dimensional da cadeira de rodas e tomada de medidas da criança, avaliação termográfica e avaliação com fotogrametria. Resultados: as avaliações realizadas possibilitaram identificar características e demandas para prescrição da cadeira de rodas e planejamento prévio do sistema de adequação postural, visando o conforto e a funcionalidade do dispositivo para os participantes. Conclusão: Este estudo realizou a descrição do processo de avaliação desenvolvido na UFPE, identificando demandas da criança e instrumentos utilizados possibilitando a prescrição de cadeiras de rodas e planejamento. Sugere-se o aperfeiçoamento do protocolo de avaliação de termografia e fotogrametria.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51205
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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