Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51183

Compartilhe esta página

Título: Tecnologia e formação do indivíduo no ensino de filosofia: uma investigação a partir do novo currículo do ensino médio de Pernambuco e numa perspectiva filosófica de Álvaro Vieira Pinto
Autor(es): SIMÕES, Lucas Alves
Palavras-chave: O conceito de tecnologia; Álvaro Vieira Pinto; Ensino de filosofia; Formação do indivíduo; Novo currículo do ensino médio de Pernambuco
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: SIMÕES, Lucas Alves. Tecnologia e formação do indivíduo no ensino de Filosofia: uma investigação a partir do novo currículo do ensino médio de Pernambuco e numa perspectiva filosófica de Álvaro Vieira Pinto. 2023. 24p. TCC (Graduação) - Curso de Filosofia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: É fato que vivemos em tempos de desenfreados avanços tecnológicos, o ser humano procura, cada vez mais, soluções mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes para seus problemas cotidianos. Tem-se em vista sempre a aplicação do que se exige o mínimo esforço possível. É com base nessa realidade que o Novo Currículo de Pernambuco para o ensino médio trata a tecnologia com demasiada importância, compreendendo-a nas suas mais diversas modalidades das quais perpassam a formação do indivíduo. Preocupando-se incisivamente em adaptar o ensino às novas tecnologias que determinam a relação entre o indivíduo e o mundo, além de mudar as práticas e relações sociais, o Currículo de Pernambuco propõe que seja feito uma investigação dessa tecnologia tanto como objeto de conhecimento ou como uma realidade a ser entendida. Para analisar todo esse contexto faz-se uso da filosofia da tecnologia pensada pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto, que produziu, em determinada fase de seus escritos, o livro "O Conceito de Tecnologia". Nesta obra, que servirá de fundamentação teórica para a pesquisa, o autor traz a problemática da tecnologia como ideologia e tal conceituação será aproveitada para fazer uma análise do uso do termo tecnologia no Currículo de Pernambuco. Admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa teórica privilegia-se a pesquisa bibliográfica e determina-se como objetivo principal investigar a concepção de tecnologia e o impacto da formação do indivíduo, no que diz respeito ao ensino de filosofia, presentes no Novo Currículo do Ensino Médio de Pernambuco a partir da obra “O Conceito de Tecnologia” de Álvaro Vieira Pinto. Para tanto, será utilizado também outras fontes bibliográficas, para aprofundamento do tema, como outros documentos normativos e outros autores que versam sobre o tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51183
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Alves Simões.pdf279,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons