Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51168

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorCOELHO, Vinícius Alves de Freitas-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:45:30Z-
dc.date.available2023-06-19T14:45:30Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51168-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino do Tênis de Mesa para estudantes com deficiência motora, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Estudo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, do tipo exploratória. Dá-se a partir de uma revisão da literatura, onde foi feita uma busca de trabalhos que discutissem o ensino do Tênis de Mesa; referências acerca das características e necessidades específicas do público com Deficiência Motora; e estudos que contribuíssem para o debate que envolve a Acessibilidade e a Inclusão. Em seguida, após os achados na literatura, foi desenvolvida uma proposta de ensino, utilizando critérios de seleção de objetivos e conteúdos presentes nos principais documentos norteadores da Educação Física do estado de Pernambuco, a Base Nacional Comum Curricular e as Orientações Teórico-Metodológicas do estado. A proposta é apresentada através de uma sistematização dos conteúdos básicos da modalidade, focado na origem e evolução do esporte, aspectos técnicos básicos e regras, prezando pelo lúdico, criatividade e protagonismo dos estudantes. Há uma descrição dos materiais – convencionais e alternativos – e recursos necessários para seu ensino-aprendizagem, com sugestões de adaptações e confecções de materiais. Por fim, a proposta de ensino é descrita, com atividades simples, onde foram pensadas com diversas variações possíveis á nível de implementos, espaço disponível e diferentes ações técnicas, favorecendo sua utilização em turmas com usuários de cadeira de rodas e/ou andantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectTênis de mesapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleProposta de ensino do tênis de mesa para estudantes com deficiência motorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to present a proposal for teaching Table Tennis to students with motor disabilities, from the 3rd to the 5th year of Elementary School. Study with a qualitative approach, of an applied nature, of the exploratory type. It takes place from a literature review, where a search was made for works that discussed in the teaching of Table Tennis; references of characteristics and necessary needs of the public with Motor Disabilities; and studies that contributed to the debate involving Accessibility and Inclusion. Then, after the findings in the literature, a teaching proposal was developed, using the criteria for selecting objectives and content present in the main guiding documents of Physical Education in the state of Pernambuco, the Common Curricular National Base and the Theoretical-Methodological Guidelines of the state. The proposal is presented in a systematization of the basic contents of the sport, focused on the origin and evolution of the sport, basic technical aspects and rules, valuing the playfulness, creativity and protagonism of the students. There is a description of the materials - convenient and alternative - and resources for teaching and learning, with suggestions for adaptations and making of materials. Finally, a teaching proposal is complete, with simple activities, where they were thought with several possible variations in terms of implementation, available space and different technical actions, favoring its use in classes with wheelchair users and / or walking.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coelho, Vinícius Alves de Freitas.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons