Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMATOS, Rhowena Jane Barbosa de-
dc.contributor.authorLEÔNCIO, Lívia Maria de Lima-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:44:33Z-
dc.date.available2023-06-19T14:44:33Z-
dc.date.issued2020-11-06-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51164-
dc.description.abstractO processo de aprendizagem e memória das crianças é favorecido pelo sono. A privação ou fragmentação do sono se reflete no aumento da sonolência diurna em crianças, o que pode afetar a memória e, consequentemente, o desempenho escolar. Objetivou-se estudar a influência da sonolência diurna sobre a memória visual em escolares com idade entre 9 e 11 anos. Trata-se de um estudo transversal. Foram selecionados indivíduos de ambos os sexos (n=88) com idade entre 9 a 11 anos, regularmente matriculados na Escola Municipal Mariana Amália em Vitória de Santo Antão-PE, excluídos os portadores de doenças neurológicas, psicológicas ou psiquiátricas. A coleta de dados ocorreu em dois momentos: no início (M1) e no final (M2) do semestre letivo. Utilizou-se um questionário semiestruturado para coleta de informações sociodemográficas. Para a análise do nível de sonolência, foi utilizada a Escala de Sonolência de Epworth e, para a análise da memória, os testes da figura Complexa de Rey, Recordação de objetos, figuras embaralhas e adição de números ditados. Para análise de dados, foi utilizado o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, teste t de Student ou Mann-Whitney, para múltiplas comparações utilizou-se ANOVA ou Kruskall Wallis e para correlação, o teste de Spearmean. Considerou-se o nível de significância p≤0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPE: CAAE 11628019.1.0000.5208. Observouse que em M1, os alunos apresentaram sonolência moderada a anormal (38%), já em M2, houve predomínio do nível de anormalidade (59%). Com relação ao Teste de Recordação de Objetos as crianças apresentaram menor número de acertos na memória tardia em M1 (p<0,0001). Porém, em M2, não houve diferença significativa entre o número de acertos (p> 0,05). Em relação ao número de acertos durante a avaliação da memória imediata e tardia entre as participantes do sexo feminino, houve redução na memória imediata entre os momentos. No sexo masculino, houve redução no número total de respostas corretas na memória imediata e tardia, apenas em M1. Quanto ao teste de figuras embaralhadas, não houve diferença significativa entre sexos, idades, nem entre momentos (p>0,05). No teste de adição de números ditados, os meninos resolveram menos problemas em comparação as meninas (p=0,03). Em relação à correlação entre sonolência e desempenho de memória no teste de Recordação de Objetos, houve correlação insuficiente para memória imediata e tardia. Os dados revelaram que não há relação direta entre sonolência e comprometimento da memória pelos testes utilizados. Porém, no início do semestre letivo, as crianças apresentaram menor eficiência em habilidades visuoespaciais, indicando que podem ter maior dificuldade na retenção da memória. Além disso, as meninas tiveram uma melhor memória imediata e tardia. Essas mudanças na eficiência da memória visual foram dependentes do momento da avaliação.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTestes Neuropsicológicospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSonolênciapt_BR
dc.titleAvaliação da relação entre sonolência diurna e a memória visual em escolares de 9 a 11 anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3471635415256121pt_BR
dc.description.abstractxThe learning and memory process of children is favored by sleep. Sleep deprivation or fragmentation is reflected in increased daytime sleepiness in children, which can affect memory and consequently school performance. The objective was to study the influence of daytime sleepiness on visual memory in school children between 9 and 11 years old. This is a cross-sectional study. Individuals of both sexes (n=88) aged between 9 and 11 years, regularly enrolled in the Mariana Amália Municipal School in Vitória de Santo Antão-PE, were selected, excluding those with neurological, psychological or psychiatric diseases. The data collection took place in two moments: at the beginning (M1) and at the end (M2) of the school semester. A semi-structured questionnaire was used to collect sociodemographic information. The Epworth Sleepiness Scale was used for the analysis of the sleepiness level and, for the analysis of the memory, the tests of the figure Rey Complex, Object Recall, shuffling figures and addition of dictated numbers. For data analysis, the Kolmogorov-Smirnov normality test, Student's t test or Mann-Whitney test was used for multiple comparisons, the ANOVA or Kruskall Wallis test was used and for correlation, the Spearmean test. The significance level was considered P≤0,05. The study was approved by the UFPE Ethics Committee: CAAE 11628019.1.0000.5208. It was observed that in M1, the students had moderate to abnormal sleepiness (38%), already in M2, there was a predominance of the abnormality level (59%). Regarding the Object Recall Test, the children had fewer hits in the late memory in M1 (P<0.0001). However, in M2, there was no significant difference between the number of hits (P> 0.05). In relation to the number of hits during the evaluation of the immediate and late memory among female participants, there was a reduction in the immediate memory between the moments. In males, there was a reduction in the total number of correct answers in the immediate and late memory, only in M1. As for the shuffled figures test, there was no significant difference between sexes, ages, or between moments (P>0.05). In the test of addition of dictated numbers, boys solved fewer problems compared to girls (P=0.03). Regarding the correlation between sleepiness and memory performance in the Object Recall test, there was insufficient correlation for immediate and late memory. The data revealed that there is no direct relationship between somnolence and impairment of memory by the tests used. However, at the beginning of the school semester, the children presented less efficiency in visuospatial abilities, indicating that they may have greater difficulty in memory retention. Moreover, the girls had a better immediate and late memory. These changes in visual memory efficiency were dependent on the moment of evaluation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leôncio, Lívia Maria de Lima.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons