Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51129

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da expressão dos genes LFA1 e ICAM1 na recuperação imunológica de pacientes vivendo com HIV-1 submetidos à terapia antirretroviral.
Autor(es): ARAUJO, Henrique Fernando Lopes de
Palavras-chave: AIDS; Falha Imunológica; Moléculas de Adesão; Morte Celular; Sinapse Virológica
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: ARAUJO, Henrique F. L. Avaliação da expressão dos genes LFA1 e ICAM1 na recuperação imunológica de pacientes vivendo com HIV-1 submetidos à terapia antirretroviral. 2023. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: No contexto da infecção pelo HIV-1, a terapia antirretroviral (TARV) surgiu com o objetivo de inibir a replicação viral para níveis indetectáveis, tornando o indivíduo intransmissível. Ademais, espera-se que indivíduos que alcancem a carga viral indetectável, apresentem uma recuperação gradual das células T CD4+ perdidas durante o curso da infecção. Esses pacientes são definidos como respondedores imunológicos (IR). Contudo, alguns indivíduos que atingem essa inibição da carga viral, não conseguem obter uma recuperação de células T CD4+ satisfatória, sendo caracterizados como não respondedores imunológicos (INR). A morte celular exacerbada vem sendo considerada um importante fator associado a recuperação imunológica ineficiente. Essa depleção acentuada de linfócitos T CD4+ pode ser iniciada a partir da sinapse virológica que promove a transmissão do vírus de uma célula infectada para uma não infectada. A formação da sinapse virológica ocorre a partir da estabilização das moléculas de adesão, principalmente a LFA-1 e ICAM-1. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a expressão dos genes LFA1 e ICAM1 entre IR e INR, e verificar se há associação dessas moléculas com a falha imunológica. A avaliação foi feita inicialmente a partir do isolamento de células mononucleares (PBMCs) obtidas a partir da coleta de sangue periférico de 44 pacientes HIV-positivos sob TARV. Em seguida, foram realizadas extrações de RNA, síntese de cDNA e ensaios de expressão gênica para os genes alvo e genes de referência (GAPDH, RPLP0 e ACTB). Ademais, também foram avaliados fatores clínicos que poderiam influenciar no processo de recuperação dos linfócitos T CD4+. A análise dos dados foi realizada através do GraphPad Prism. Assim, os resultados obtidos demonstraram que alguns dados clínicos, como idade, contagem de linfócitos T CD4+ pré tratamento, razão CD4/CD8 pré tratamento, e carga viral antes do início da TARV, demonstram influência na recuperação imunológica. No entanto, não houve diferença significativa na expressão dos genes LFA1 (FC = 1,36; p = 0,117) e ICAM1 (FC = -1,04; p = 0,751) entre os grupos IR e INR. Assim, apesar dessas moléculas de adesão serem importantes no processo de transmissão do HIV-1, não foi possível observar diferença estatística significativa na expressão dos genes LFA1 e ICAM1 na falha imunológica, sendo necessário mais estudos que demonstrem a atividade dessas moléculas no processo de recuperação imunológica.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51129
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Henrique Fernando Lopes de Araujo.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons