Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122
Comparte esta pagina
Título : | O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental |
Autor : | SILVA, Anderson Vinícius Gomes da |
Palabras clave : | Jogos; Letramento Probabilístico; Linguagem Probabilística; Educação; Matemática |
Fecha de publicación : | 11-may-2023 |
Citación : | SILVA, Anderson Vinícius Gomes da. O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura-Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | No sistema educacional se verifica uma predominância do formato de aula expositivo para desenvolver quaisquer conteúdos matemáticos. Este método de ensino tem gerado nos estudantes uma visão de que a Matemática é uma ciência imutável, inquestionável e baseada no acúmulo de fórmulas e algoritmos. Consequentemente, verifica-se um desinteresse e resistência dos alunos com a Matemática. Frente a esta realidade, faz-se necessário adotar metodologias que possibilitem ao estudante ser protagonista em seu processo de aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do jogo Dominó da Probabilidade para o fomento do letramento probabilístico em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, discute-se ao decorrer desta pesquisa a definição de jogo, seus benefícios no contexto educacional, os significados de probabilidade, letramento probabilístico e a linguagem probabilística. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e se caracterizou como descritiva. Os participantes foram três alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal do município de Caruaru-PE. Devido ao contexto pandêmico, o trabalho foi desenvolvido de maneira remota, nas plataformas Google Meet e Miro. Dentre os resultados obtidos, destacamos o jogo como fator motivador, criador de um ambiente propício para exposição, análise e reflexão de argumentos, permitindo aos estudantes (re)construir suas noções qualitativas e quantitativas de termos comumente utilizados no ensino de probabilidade. Através dos argumentos, pode-se verificar as ideias expressadas, os significados de probabilidade e os tipos de linguagem verbal que os estudantes utilizam durante os diversos exemplos que envolvem acaso e incerteza. Sendo assim, o Dominó da Probabilidade se mostrou como uma metodologia viável, pois sua dinâmica pode contribuir com o desenvolvimento de focos do letramento probabilístico. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Vinícius Gomes da Silva.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons