Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51111
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | MENEZES, Maria Renata da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T14:32:39Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T14:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51111 | - |
dc.description.abstract | O ato de brincar é um meio para que as crianças possam extravasar suas emoções, trocarem experiências e suas relações, ato indispensável na educação dos mesmos e no favorecimento de autonomia. Nas escolas podemos observar a vivência das crianças em jogos e brincadeiras realizadas no recreio. O recreio escolar podendo fazer desse momento um mundo de fantasia com jogos e brincadeiras, atividades propostas por eles e para eles que já podem ou não ter sido realizada. Esse estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa de revisão da literatura para obter dados sobre o brincar na infância e o desenvolvimento da autonomia. A pesquisa identificou através de buscas na base de dados do PubMed, Scielo, na revista Portuguesa de Educação, no Acervo digital da Universidade do Paraná (UFPR) após a leitura de vários artigos, selecionamos os que foram de acordo com o nosso trabalho. O recreio traz consigo momentos prazerosos de integração e socialização, resgate de jogos e brincadeiras, oportunizar aumento do processo cognitivo, além de desempenhar um papel fundamental de autonomia nas crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Recreio escolar | pt_BR |
dc.title | Contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, realizados durante o recreio escolar: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The act of playing is a means for children to express their emotions, exchange experiences and their relationships, an indispensable act in their education and in favoring autonomy. In schools we can observe the experience of children in games and games carried out in the playground. The school recess can turn this moment into a fantasy world with games and games, activities proposed by them and for them that may or may not have already been carried out. This study aimed to conduct a literature review research to obtain data on playing in childhood and the development of autonomy. The research identified through searches in the PubMed database, Scielo, in the Portuguese magazine of Education, in the digital archive of the University of Paraná (UFPR) after reading several articles, we selected those that were in accordance with our work. Recess brings with it pleasant moments of integration and socialization, rescue of games and games, providing opportunities to increase the cognitive process, in addition to playing a fundamental role of autonomy in children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Menezes, Maria Renata da Silva.pdf | 896,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons