Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51105

Share on

Title: Análise do comportamento de pedestres em deslocamentos individuais e coletivos por meio dos parâmetros de marcha.
Authors: ALMEIDA, Letícia Ramos
Keywords: Interações sociais; Travessia; Comprimento do passo; Frequência do passo; Modelo linear misto
Issue Date: 12-May-2023
Citation: ALMEIDA, Letícia Ramos. Análise do comportamento de pedestres em deslocamentos individuais e coletivos por meio dos parâmetros de marcha. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Diversos grupos de estudos têm tomado como foco a dinâmica de multidões humanas. Nos últimos tempos, buscou-se entender a importância do comportamento de pedestres em diferentes projetos. Grande parte das ações dos andantes podem ser influenciadas pelo contexto social, principalmente, o contato com ações de outras pessoas. Nota-se que a população tende a caminhar em grupos de amigos, parceiros ou familiares. Contudo, este é um tema complexo e com uma disponibilidade de estudos limitada, porque os parâmetros que auxiliam na caracterização dos pedestres estão fortemente relacionados com fatores humanos abstrusos. A implementação da modelagem do fluxo de pedestres tem sido uma ferramenta essencial para testar teorias científicas e analisar as estratégias de distintos projetos antes da sua execução. O objetivo principal do trabalho é analisar a influência da relação entre o indivíduo e o coletivo, resultante da interação social entre as pessoas. Já que a proporção de pedestres que se desloca em conjunto é mais elevada que a fração de caminhantes sozinhos, bem como o sexo envolvido na caminhada. A interpretação dos dados empíricos sobre o movimento - parâmetros de marcha, e as ações dos pedestres - distância e formação espacial, foi feita com dados coletados na cidade de Guimarães – Portugal, em experimentos de campo. O presente estudo investiga por meio do modelo linear misto o comportamento, frequência e comprimento de passo, em três zonas: antes, durante e depois das travessias das vias, em áreas urbanas, usando gravações de vídeos. Por meio do estudo foi observado que os homens tendem a aumentar o comprimento do passo enquanto as mulheres possuem uma frequência de passo maior. Somado a isso, em uma travessia sozinho, o pedestre consegue obter um comprimento e uma frequência de passo mais elevada do que quando está acompanhado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51105
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Letícia Ramos Almeida.pdf958.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons