Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049
Comparte esta pagina
Título : | Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental |
Autor : | SILVA, Maria Janiete Da |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem; Prática docente; Práticas avaliativas |
Fecha de publicación : | 19-may-2022 |
Citación : | SILVA,Maria Janiete Da. Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental.2023. Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022. |
Resumen : | Este estudo apresenta algumas considerações acerca das práticas avaliativas no Ensino Fundamental, a partir daa visão dos professores e da participação dos estudantes no processo avaliativo. Tomamos como objetivo compreender como o professor utiliza seus métodos de ensino para desenvolver suas práticas avaliativas em sala de aula, além de identificar a partir da visão dos professores quais concepções consideram mais adequadas para avaliar os alunos e analisar como a avaliação é percebida na sala de aula. Para discussão da temática, utilizamos para a perspectiva da avaliação formativa autores como Perrenoud (1992), para prática avaliativa Melchior (1994) e Luckesi (1999), entre outros. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com base na análise de conteúdo segundo Vala (1986), tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on-line, aplicado com professoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Caruaru-PE. Como resultado percebemos que as metodologias de ensino das professoras apresentam diferentes sentidos sobre as práticas avaliativas, entrecruzando-se enquanto classificatória bem como formativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
doc janiete.pdf | 203,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons