Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51033
Compartilhe esta página
Título: | Como a formação dos alunos do curso de Matemática Licenciatura da UFPE-CAA contribui para a construção da prática docente. |
Autor(es): | SANTOS, Daiane Teles |
Palavras-chave: | Formação de professores; Prática docente; Licenciatura matemática |
Data do documento: | 18-Dez-2019 |
Citação: | SANTOS, Daiane Teles. Como a formação dos alunos do curso de Matemática Licenciatura da UFPE-CAA contribui para a construção da prática docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar como o curso de licenciatura de matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) contribui para a construção da prática docente em sua sala de aula. O campo de investigação tem como foco os estudantes em formação ou já formados pela licenciatura em matemática da UFPE-CAA. Para este momento, adotou-se uma metodologia de questionário semiestruturada. Acredita-se que as discussões possam trazer contribuições para o curso de licenciatura Matemática da UFPE-CAA. Observando a formação inicial dos sujeitos ressaltando como o curso procura formar o docente e estimular a construção da prática pedagógica Fiorentino e Oliveira (2013), Charlot (2001), Tardif (2002) entre outros. As análises frentes as afirmações dos licenciandos e licenciados que já estão já exercem a função de docente, foram baseadas na estrutura de análise de Bardin (1977). A pesquisa apontou para a importância de outras práticas além das disciplinas previstas na grade curricular do PPC., outras práticas como: seminários, monitorias e Programa Residência Pedagógica que procura trazer a existência da prática docente ainda na formação. Por muitas vezes acredita-se que apenas o estudo das teorias educacionais e práticas de ensino ofertadas pelos estágios e metodologias serão os suficientes para moldar esta prática docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51033 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Daiane Teles Santos.pdf | 353,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons