Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51028

Share on

Title: Modelagem hidrológica de sub-bacia do Rio Capibaribe e impacto na formação de cheias: estudo de caso em riacho urbano.
Authors: FARIAS, Erik Assunção
Keywords: Modelagem hidrológica; Controle de cheias; CAWM IV
Issue Date: 12-May-2023
Citation: FARIAS, Erik Assunção. Modelagem hidrológica de sub-bacia do Rio Capibaribe e impacto na formação de cheias: Estudo de caso em riacho urbano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A falta de uma infraestrutura hídrica adequada causa vários prejuízos à comunidade e aos cofres públicos quando da ocorrência de chuvas intensas. Um dos grandes empecilhos para a implantação dessa infraestrutura em diversos locais é a ausência de dados hidrológicos. Nesse contexto, uma ferramenta poderosa é a regionalização de parâmetros hidrológicos, que consiste em transferir parâmetros obtidos para uma bacia monitorada, denominada doadora, para uma bacia não monitorada, com características físicas e climáticas similares. Este processo permite, dentre outras funcionalidades, avaliar o impacto de intervenções antrópicas nas bacias hidrográficas, como a construção de barramentos. O presente trabalho busca, por meio da utilização integrada entre o Campus Agreste Watershed Model (CAWM IV) – modelo hidrológico desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco para bacias hidrográficas do semiárido – e um modelo de operação de reservatórios, avaliar a eficiência no que diz respeito à contenção de cheias no bairro Bela Vista, na cidade de Surubim – PE, quando da construção de pequenas barragens ao longo da bacia do Riacho Salgado – que em seu trecho urbano atravessa o referido bairro – transferindo, da sub-bacia do Rio Capibaribe localizada a montante da cidade de Toritama – PE, os parâmetros hidrológicos necessários para a simulação. Os indicadores de eficiência do modelo utilizados foram percentual de tendência bias (Pbias), razão entre a raiz do erro médio quadrático e desvio padrão (RSR) e os coeficientes Nash-Sutcliffe, que apresentaram resultados classificados como bons a muito bons para a modelagem da bacia doadora. Verificou-se, na regionalização, a concordância dos picos de vazão com diferentes eventos de cheia registrados no município, bem como uma boa resposta da implantação de um reservatório no que diz respeito à contenção de cheias associadas a precipitações de intensidade média a forte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51028
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Erik Assuncao Farias.pdf3.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons