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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50972
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Título: | Proposta de sequência didática para a aprendizagem significativa no ensino sobre organização celular com o auxílio do mapa conceitual |
Autor(es): | SOUZA, Milca Carneiro de |
Palavras-chave: | Biologia - estudo e ensino; Mapa conceitual; Ensino de Ciências; Recurso didático; Sequência didática |
Data do documento: | 23-Ago-2021 |
Citação: | . |
Abstract: | Quando o aluno se depara com o ensino de biologia no primeiro ano do ensino médio existem algumas dificuldades que são encontradas com conceitos que são pouco familiares e até mesmo abstratos, o que também ocorre com o ensino sobre o conteúdo de células, como as organelas estão representadas e distribuídas ao longo dela. É por isso que o professor precisa se munir de estratégias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo das dificuldades enfrentadas pelo professor, este trabalho propõe uma sequência didática, como orientação ao professor de biologia, sobre organização celular com o auxílio do mapa conceitual no primeiro ano do ensino médio, apoiada na teoria da aprendizagem significativa. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, utilizando como método a revisão bibliográfica de publicações científicas como dissertações, monografias, artigos em anais e periódicos eletrônicos, disponíveis no repositório nacional e Google Acadêmico, no período de 2016 até 2020, sobre propostas didáticas no ensino de biologia que utilizam o mapa conceitual como recurso didático. Para a base teórica da pesquisa, foram utilizados os seguintes termos para analisar os dados bibliográficos acerca do tema: sequência didática, organização celular, mapa conceitual e aprendizagem significativa. A sequência didática proposta para o ensino sobre estrutura e organização celular eucarionte animal e vegetal, possui oito aulas que podem ser desenvolvidas de maneira remota ou presencial. As aulas estão distribuídas em aulas expositivas dialogadas, que podem ser ministradas com o auxílio de imagens de microscopia ou ilustrativas, modelos 3D da célula disponíveis em sites, além de utilizar de uma analogia comparando a estrutura de uma cidade com uma célula, relacionado às funções das estruturas da cidade com as funções das estruturas e organelas celulares; e fixação do conteúdo, onde os alunos são levados a confeccionar de forma individual e, posteriormente, em dupla o mapa conceitual como uma ferramenta para estudo de conteúdo e também de avaliação. A sequência didática, aqui desenvolvida, apresenta uma estratégia com recursos para assistir ao professor no momento de planejamento e exposição do conteúdo sobre células, suas estruturas e organelas, pois possui recursos diversificados para expor, explicar e dinamizar o conteúdo, sendo uma boa ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de biologia celular, podendo ser ajustada a quantidade de aulas ministradas, o tipo de recurso a ser utilizado na ministração das aulas e confecção dos mapas e a modalidade de ensino (se presencial ou remoto), em virtude da realidade dos alunos encontrada pelos professores que vierem a utilizar a sequência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50972 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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