Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50972

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Erika Maria Silva-
dc.contributor.authorSOUZA, Milca Carneiro de-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:27:28Z-
dc.date.available2023-06-12T12:27:28Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50972-
dc.description.abstractQuando o aluno se depara com o ensino de biologia no primeiro ano do ensino médio existem algumas dificuldades que são encontradas com conceitos que são pouco familiares e até mesmo abstratos, o que também ocorre com o ensino sobre o conteúdo de células, como as organelas estão representadas e distribuídas ao longo dela. É por isso que o professor precisa se munir de estratégias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo das dificuldades enfrentadas pelo professor, este trabalho propõe uma sequência didática, como orientação ao professor de biologia, sobre organização celular com o auxílio do mapa conceitual no primeiro ano do ensino médio, apoiada na teoria da aprendizagem significativa. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, utilizando como método a revisão bibliográfica de publicações científicas como dissertações, monografias, artigos em anais e periódicos eletrônicos, disponíveis no repositório nacional e Google Acadêmico, no período de 2016 até 2020, sobre propostas didáticas no ensino de biologia que utilizam o mapa conceitual como recurso didático. Para a base teórica da pesquisa, foram utilizados os seguintes termos para analisar os dados bibliográficos acerca do tema: sequência didática, organização celular, mapa conceitual e aprendizagem significativa. A sequência didática proposta para o ensino sobre estrutura e organização celular eucarionte animal e vegetal, possui oito aulas que podem ser desenvolvidas de maneira remota ou presencial. As aulas estão distribuídas em aulas expositivas dialogadas, que podem ser ministradas com o auxílio de imagens de microscopia ou ilustrativas, modelos 3D da célula disponíveis em sites, além de utilizar de uma analogia comparando a estrutura de uma cidade com uma célula, relacionado às funções das estruturas da cidade com as funções das estruturas e organelas celulares; e fixação do conteúdo, onde os alunos são levados a confeccionar de forma individual e, posteriormente, em dupla o mapa conceitual como uma ferramenta para estudo de conteúdo e também de avaliação. A sequência didática, aqui desenvolvida, apresenta uma estratégia com recursos para assistir ao professor no momento de planejamento e exposição do conteúdo sobre células, suas estruturas e organelas, pois possui recursos diversificados para expor, explicar e dinamizar o conteúdo, sendo uma boa ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de biologia celular, podendo ser ajustada a quantidade de aulas ministradas, o tipo de recurso a ser utilizado na ministração das aulas e confecção dos mapas e a modalidade de ensino (se presencial ou remoto), em virtude da realidade dos alunos encontrada pelos professores que vierem a utilizar a sequência.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleProposta de sequência didática para a aprendizagem significativa no ensino sobre organização celular com o auxílio do mapa conceitualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.description.abstractxWhen the student is faced with teaching biology in the first year of high school, there are some difficulties that are encountered with concepts that are unfamiliar and even abstract, which also occurs with teaching about the content of cells, such as organelles are represented and distributed throughout it. That's why the teacher needs to equip themselves with strategies that facilitate the teaching-learning process. Thinking about the difficulties faced by the teacher, this work proposes a didactic sequence, as guidance for the biology teacher, on cell organization with the help of a conceptual map in the first year of high school, supported by the theory of meaningful learning. This is an exploratory study, with a qualitative approach, using as a method the literature review of scientific publications such as dissertations, monographs, articles in annals and electronic journals, available in the national repository and Google Academic, in the period from 2016 to 2020, on didactic proposals in the teaching of biology who use the concept map as a didactic resource. For the theoretical basis of the research, the following terms were used to analyze the bibliographic data on the subject: didactic sequence, cell organization, conceptual map and significant learning. The didactic sequence proposed for teaching about animal and plant eukaryotic cell structure and organization has eight classes that can be developed remotely or in person. The classes are divided into dialogued expository classes, which can be taught with the aid of microscopy or illustrative images, 3D models of the cell available on websites, in addition to using an analogy comparing the structure of a city with a cell, related to the functions of city structures with the functions of cell structures and organelles; and fixation of the content, where students are led to make individually and, subsequently, in pairs the concept map as a tool for content study and evaluation. The didactic sequence, developed here, presents a strategy with resources to assist the teacher when planning and exposing the content about cells, their structures and organelles, as it has diversified resources to expose, explain and streamline the content, it is a good tool to assist in the teaching-learning process of cell biology, and it can be adjusted the number of classes taught, the type of resource to be used in teaching classes and making maps and the type of teaching (whether in person or remotely), because of the reality of the students found by the teachers who use the sequence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Milca Carneiro de.pdf971,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons