Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50948

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, José Eraldo Junio do-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:06:09Z-
dc.date.available2023-06-07T13:06:09Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50948-
dc.description.abstractA sequência didática converge para uma prática didática que seja possível realizar intervenções, que utilizem diversas maneiras de ensinar e que desperte nos alunos o interesse pelas aulas, o que vem ao encontro dos princípios de uma educação inclusiva, pelo fato da sua base ser a garantia de aprendizagem para todos. Nessa direção, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas da Universidade Federal de Pernambuco-envolvendo pesquisas versando sobre a inclusão do aluno cego e estratégias didáticas voltadas ao ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, foram levantados como possibilidade para se atingir esse objetivo, estratégias de estudos bibliográficos acessados através da ATTENA Repositório digital da UFPE, no tocante a um levantamento de produções acadêmicas publicadas entre 2016 a 2021, envolvendo a inclusão do aluno cego e de baixa visão no ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, foram identificados 10 trabalhos e que apontaram a necessidade de pensar em estratégias didáticas, sequências didáticas, recursos didáticos e outras atividades inovadoras como propostas e outras lacunas na formação de professores. Concluímos que pensar essas possibilidades de práticas, contribuem no processo de inclusão do aluno cego nas aulas de Ciências e Biologia, bem como esses modelos criados foram eficientes no processo de ensino e aprendizagem envolvendo o aluno cego e de baixa visão.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectAluno com deficiênciapt_BR
dc.titleRecursos didáticos no ensino de ciências e biologia voltados para aluno cego em sala de aula inclusiva: de que tratam as pesquisas na UFPE?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesCV: http://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxThe didactic sequence converges to a didactic practice that is possible to carry out interventions that use different ways of teaching and thatawaken in students the interest in classes, which is in line with the principles of an inclusive education, as its basis is the guarantee of learning for everyone. In this direction, this study aimed to analyze the academic productions of the Federal University of Pernambuco involving research dealing with the inclusion of blind students and didactic strategies aimedat teaching Science and Biology. For that, as a possibility to achieve, bibliographic study strategies using the ATTENA Digital Repository of UFPE were raised as a possibility to achieve a survey of academic productions published in 2016 to 2021, involving the inclusion of blind students and teaching of Science and Biology. Tothisend, 10 works were identified that pointed to the need to think about teaching strategies, teaching sequences, teach ingresources and other innovative activities such as proposal sand other gaps in teacher education. We conclude that thinking about these possibilities of practices, contribute to the process of inclusion of blind students in Science and Biology classes, as well as these models created were efficient in the teaching and learning process involving blind students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nascimento, José Eraldo Junio do.pdf903,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons