Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50948
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, José Eraldo Junio do | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T13:06:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T13:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50948 | - |
dc.description.abstract | A sequência didática converge para uma prática didática que seja possível realizar intervenções, que utilizem diversas maneiras de ensinar e que desperte nos alunos o interesse pelas aulas, o que vem ao encontro dos princípios de uma educação inclusiva, pelo fato da sua base ser a garantia de aprendizagem para todos. Nessa direção, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas da Universidade Federal de Pernambuco-envolvendo pesquisas versando sobre a inclusão do aluno cego e estratégias didáticas voltadas ao ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, foram levantados como possibilidade para se atingir esse objetivo, estratégias de estudos bibliográficos acessados através da ATTENA Repositório digital da UFPE, no tocante a um levantamento de produções acadêmicas publicadas entre 2016 a 2021, envolvendo a inclusão do aluno cego e de baixa visão no ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, foram identificados 10 trabalhos e que apontaram a necessidade de pensar em estratégias didáticas, sequências didáticas, recursos didáticos e outras atividades inovadoras como propostas e outras lacunas na formação de professores. Concluímos que pensar essas possibilidades de práticas, contribuem no processo de inclusão do aluno cego nas aulas de Ciências e Biologia, bem como esses modelos criados foram eficientes no processo de ensino e aprendizagem envolvendo o aluno cego e de baixa visão. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Aluno com deficiência | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos no ensino de ciências e biologia voltados para aluno cego em sala de aula inclusiva: de que tratam as pesquisas na UFPE? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | CV: http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The didactic sequence converges to a didactic practice that is possible to carry out interventions that use different ways of teaching and thatawaken in students the interest in classes, which is in line with the principles of an inclusive education, as its basis is the guarantee of learning for everyone. In this direction, this study aimed to analyze the academic productions of the Federal University of Pernambuco involving research dealing with the inclusion of blind students and didactic strategies aimedat teaching Science and Biology. For that, as a possibility to achieve, bibliographic study strategies using the ATTENA Digital Repository of UFPE were raised as a possibility to achieve a survey of academic productions published in 2016 to 2021, involving the inclusion of blind students and teaching of Science and Biology. Tothisend, 10 works were identified that pointed to the need to think about teaching strategies, teaching sequences, teach ingresources and other innovative activities such as proposal sand other gaps in teacher education. We conclude that thinking about these possibilities of practices, contribute to the process of inclusion of blind students in Science and Biology classes, as well as these models created were efficient in the teaching and learning process involving blind students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, José Eraldo Junio do.pdf | 903,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons