Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50935

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSCHWAMBORN, Silvia Helena Lima-
dc.contributor.authorBARROS, Daniely Santos de-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:13:45Z-
dc.date.available2023-06-07T12:13:45Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50935-
dc.description.abstractDiante das constantes transformações na sociedade contemporânea as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm exercido influência nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive na Educação. Pensando nisso, o centro de interesse deste estudo foi o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Fabapp® como suporte ao estudo do Filo Echinodermata, com intuito de propor vias alternativas para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, no presente trabalho foi abordado como as TDIC podem contribuir de forma positiva no ensino da Zoologia. Dessa forma, foram construídos e catalogados diversos recursos, como por exemplo, textos, glossário, quizzes, fórum, vídeos e literatura científica para proporcionar aos estudantes um ambiente estimulador, criativo e reflexivo. Inúmeros estudos têm apresentado excelentes resultados quanto à inserção de aplicativos nos ambientes educacionais. Portanto, concluímos que esse recurso pode ser um ponto de partida para novas pesquisas, tanto na área das Ciências Biológicas, como na Educação, permitindo também reflexões e diálogos acerca de melhorias para prática pedagógica.pt_BR
dc.format.extent121 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectAtividades de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectDisseminação da Tecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de aplicativo educacional como suporte ao estudo do filo echinodermata no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Paulo André da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8024658704530604pt_BR
dc.description.abstractxIn the face of constant transformations in contemporary society the Digital Information and Communicatio Technologies (TDIC) have exerted influence in the most diverse areas of knowledge, including in Education. Thinking about that, the center of interest of this study was development of an application on the Fabapp® platform to support the study of Phylum Echinodermata, proposing alternative ways for the teaching-learning process. Furthermore, in the presente work it was discussed how TDIC can contribute positively in the teaching of zoology. Thus, several resources were built and cataloged, such as texts, glossary, quizzes, forum and scientific literature for provide students a stimulating, creative and reflective environment. Several researches have shown excellent results regarding the insertion of applications in educational environments. Therefore, we concluded that this resources can be a starting point for further research, both in the área of Biological Sciences and in Education also allowing reflections and dialogues about improvements to pedagogical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Barros, Daniely Santos de.pdf9,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons