Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50935
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCHWAMBORN, Silvia Helena Lima | - |
dc.contributor.author | BARROS, Daniely Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T12:13:45Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T12:13:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50935 | - |
dc.description.abstract | Diante das constantes transformações na sociedade contemporânea as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm exercido influência nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive na Educação. Pensando nisso, o centro de interesse deste estudo foi o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Fabapp® como suporte ao estudo do Filo Echinodermata, com intuito de propor vias alternativas para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, no presente trabalho foi abordado como as TDIC podem contribuir de forma positiva no ensino da Zoologia. Dessa forma, foram construídos e catalogados diversos recursos, como por exemplo, textos, glossário, quizzes, fórum, vídeos e literatura científica para proporcionar aos estudantes um ambiente estimulador, criativo e reflexivo. Inúmeros estudos têm apresentado excelentes resultados quanto à inserção de aplicativos nos ambientes educacionais. Portanto, concluímos que esse recurso pode ser um ponto de partida para novas pesquisas, tanto na área das Ciências Biológicas, como na Educação, permitindo também reflexões e diálogos acerca de melhorias para prática pedagógica. | pt_BR |
dc.format.extent | 121 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Atividades de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Disseminação da Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de aplicativo educacional como suporte ao estudo do filo echinodermata no ensino superior | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Paulo André da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8024658704530604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the face of constant transformations in contemporary society the Digital Information and Communicatio Technologies (TDIC) have exerted influence in the most diverse areas of knowledge, including in Education. Thinking about that, the center of interest of this study was development of an application on the Fabapp® platform to support the study of Phylum Echinodermata, proposing alternative ways for the teaching-learning process. Furthermore, in the presente work it was discussed how TDIC can contribute positively in the teaching of zoology. Thus, several resources were built and cataloged, such as texts, glossary, quizzes, forum and scientific literature for provide students a stimulating, creative and reflective environment. Several researches have shown excellent results regarding the insertion of applications in educational environments. Therefore, we concluded that this resources can be a starting point for further research, both in the área of Biological Sciences and in Education also allowing reflections and dialogues about improvements to pedagogical practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barros, Daniely Santos de.pdf | 9,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons