Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903

Compartilhe esta página

Título: Análise praxeológica das temáticas juros simples e compostos em atividades propostas de livros didáticos de matemática do ensino médio.
Autor(es): OLIVEIRA, Thiago Fernando de Lima
Palavras-chave: Juros simples; Juros compostos; Matemática financeira; Livro didático
Data do documento: 2-Mai-2023
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades propostas de juros simples e compostos presentes em duas coleções de livros didáticos de matemática do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Fundamentamos teoricamente o trabalho a partir da descrição de conceitos a respeito da matemática financeira e da educação financeira. Além disso, expusemos noções associadas a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, complementada pela classificação de atividades proposta por Santos Júnior. A pesquisa é de abordagem qualitativa e desenvolvemos o tipo de pesquisa documental. Escolhidos os livros que foram utilizados na análise coletamos os dados e partimos para analisar as atividades propostas. Na análise, foram apresentadas às atividades junto com á análise praxeológica e a classificação de suas abordagens, levando-nos a entender como as noções de juros simples e compostos estão sendo trabalhados nos livros didáticos de matemática. Em termos gerais, observamos que às atividades não apresentam condições suficientes para que a matemática financeira seja uma ferramenta da educação financeira, ressaltando em sua maioria abordagens restritas ao ambiente escolar ou de manipulação matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc defesa (3) (2).pdfANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS TEMÁTICAS JUROS SIMPLES E COMPOSTOS EM ATIVIDADES PROPOSTAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons