Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50870
Comparte esta pagina
Título : | Morte e educação: um estudo sobre a finitude humana na perspectiva da complexidade como instrumento para uma educação integral dos sujeitos. |
Autor : | LEAL, Clarisse Gomes |
Palabras clave : | Educação para a Morte; Finitude Humana; Teoria da Complexidade; Condição Humana |
Fecha de publicación : | 5-may-2023 |
Resumen : | Neste texto abordamos os conceitos de morte e finitude humana explorando seu potencial formativo na educação integral dos sujeitos. Tratamos a partir de uma investigação exploratória bibliográfica partindo de autores que nos aproximam da temática da educação para a morte, sobretudo pela aproximação com a obra de Edgar Morin a partir da teoria da complexidade como meio para a construção de sujeitos da educação que sejam reflexivos, compassivos e acolhedores da dor do outro. Tomamos a hermenêutica filosófica como caminho de interpretação e iniciamos buscando fazer uma análise da presença dessa temática dentro do contexto histórico, social e filosófico da educação escolar, em seguida procuramos desenvolver a partir da teoria da complexidade uma compreensão sobre a finitude humana, além de analisarmos o potencial educativo da temática de morte no processo de formação dos sujeitos. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial educativo da finitude humana reconhecendo a presença de tabus acerca da temática de morte e entendendo que não somos ensinados a pensar sobre a finitude humana. Destacamos que para que haja de fato uma educação reflexiva que contribua com a formação dos sujeitos e que compreenda a condição humana, faz-se necessário repensar a educação e suas práticas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50870 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Clarisse Gomes Leal.pdf | 216,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons