Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5086
Title: Soldagem de tubo de aço ASTM A106 Gr.B pelo processo a arco elétrico com arame tubular com atmosfera protegida (FCAW-G )
Authors: César Lira da Silva, Mário
Keywords: ASTM A 106 Gr B; Arame tubular; Propriedades de juntas soldadas
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: César Lira da Silva, Mário; Leopoldino Urtiga Filho, Severino. Soldagem de tubo de aço ASTM A106 Gr.B pelo processo a arco elétrico com arame tubular com atmosfera protegida (FCAW-G ). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Nas indústrias de processo, os diversos equipamentos formam uma cadeia contínua, através da qual circulam os fluidos, o meio de ligação entre os mesmo se dá atarvés de tubulações que são consideradas como equipamentos de processo. A falta ou paralisação de um único equipamento, sem que tenha sido programa, pode gerar perdas financeiras em grande escala. Neste ambiente, as tubulações são responsáveis pela condução dos fluidos, as quais operam em muitos casos em severas condições de serviço. Na ocasião da montagem, as tubulações passam por processos de soldagem nos seus diversos métodos de ligação, durante o processo de soldagem são geradas zonas de aquecimento localizadas nas juntas onde o material do tubo fica sujeito a variações na sua microestrutura, o que gera mudanças nas suas propriedades. O processo de soldagem mais utilizado na soldagem de tubulações nas montagens industriais é o da soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido. Este trabalho apresenta o resultado do estudo das propriedades mecânicas e estruturais de juntas de tubos soldadas com arame tubular. Para tanto, utilizou-se tubos confeccionados em aço ASTM A106 Gr B, recomendado para o transporte de fluidos em alta temperatura, soldado com o processo de soldagem por arco elétrico com Arame Tubular Protegido. As soldas de raiz foram feitas com dois diferentes processos: TIG e Arame Tubular, quando se utilizou arame tubular na raiz, este foi feito com o mesmo material de enchimento e acabamento. As soldas de enchimento e acabamento foram feitas com dois tipos de arame tubular, um rutílico e outro metal cored . Foram realizados ensaios de microdureza e de tração, e análise microestrutural e macroestrutural das juntas soldadas para verificação das suas possíveis variações. Os resultados evidenciaram variações nas propriedades das juntas soldadas quando se realiza a solda nas diferentes amperagens adotadas neste trabalho, porém mostrou-se possível a utilização do processo estudado em pequenas juntas de peças que possam vir a serem fabricadas em canteiros de obra
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5086
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2097_1.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.