Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50803

Share on

Title: A importância dos esportes alternativos nas aulas de educação física escolar
Authors: COSTA, Thiago Braga Chaves da
Keywords: esportes alternativos; educação física; motivação; cultura corporal
Issue Date: 5-May-2023
Citation: COSTA, Thiago Chaves Costa. A importância dos esportes alternativos nas aulas de educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo tem o intuito de discutir sobre a importância dos esportes alternativos nas aulas de educação física escolar. Para isso, foram abordados artigos que falassem da inserção dos esportes alternativos nas escolas. Este estudo tem como referência uma revisão de literatura, onde foram selecionadas fontes relevantes para melhor aprimoramento do presente estudo. Este estudo também comprometeu- se em criar uma definição concreta para o termo “esportes alternativos”, algo ainda pouco discutido na educação física. Por fim, este artigo busca esclarecer os benefícios pedagógicos que os esportes não tradicionais podem trazer para o âmbito escolar. Os resultados encontrados, em artigos que foram pesquisados, relacionados aos esportes não convencionais, mostraram - se positivos. Pois foi constatada uma grande aceitação dos alunos que compõem a educação básica brasileira. Dessa forma, os esportes alternativos podem sim, serem implementos na escola. A implementação dessas práticas corporais, aumenta os conhecimentos e, dessa maneira contribuindo para o desenvolvimento da educação física escolar. Essa pesquisa poderá contribuir aos professores de educação física que queiram programar os esportes alternativos na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50803
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho tcc. Thiago Costa.pdf351,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons