Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50782

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luíza de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Yasmim Dias-
dc.date.accessioned2023-06-01T12:21:27Z-
dc.date.available2023-06-01T12:21:27Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationPEREIRA, Yasmim Dias. Cuidado de Si: Sinais de depressão em estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50782-
dc.description.abstractEste estudo parte da indicação que entre 15% e 29% dos estudantes universitários apresentaram transtornos psiquiátricos durante a sua vida acadêmica, sendo depressão e ansiedade os mais comuns. Assim, a teoria do Cuidado de Si de Foucault (2010) como aliada desta pesquisa visa a autorreflexão e o autocuidado dos estudantes para consigo. Este trabalho tem como objetivo analisar, com base na teoria Cuidado de Si, os sinais da depressão em estudantes do 5° ao 8° período do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, entre os anos de 2020 a 2022. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual utilizamos os princípios da Etnometodologia, sendo o nosso instrumento de coleta a Entrevista Narrativa, que foi orientada por um Texto Norteador, estruturado a partir de referências que constroem um pensamento crítico-reflexivo. Essas foram realizadas com estudantes que estavam cursando do 5º ao 8º período de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados desta pesquisa indicaram que as estratégias teórico-metodológicas utilizadas na formação discente acarretaram sinais de depressão em estudantes durante os períodos eletivos entre 2020 e 2022. A análise dos dados foi realizada com base na teoria Cuidado de Si e em categorias-chave etnometodológicas.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcuidado de sipt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectdepressão em universitáriospt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.titleCuidado de Si: Sinais de depressão em estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Sandra Cristhianne França-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxThis study starts from the indication that between 15% and 29% of university students have psychiatric disorders during their academic life, depression and anxiety being the most common. Thus, Foucault's theory of “Cuidado de Si” as an ally of this research aims at students' self-reflection and self-care. This work aims to analyze, based on the theory of ”Cuidado de Si”, the signs of depression in students from the 5th to the 8th period of the Degree in Physical Education at the Federal University of Pernambuco, between the years 2020 to 2022. This is a qualitative research, in which we use the principles of Ethnomethodology, our collection instrument being the Narrative Interview, which was guided by a Guiding Text, structured from references that build a critical-reflexive thinking. These were carried out with students who were studying from the 5th to the 8th period of the Degree in Physical Education at the Federal University of Pernambuco. The results of this research indicated that the theoretical-methodological strategies used in student training led to signs of depression in students during the elective periods between 2020 and 2022. Data analysis was carried out based on the “Cuidado de Si” theory and key ethnomethodological categories.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Yasmim Dias Pereira.pdf857,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons