Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50776

Compartilhe esta página

Título: Revisão integrativa sobre o treinamento de força em idosos: motivação para a permanência em academias de ginásticas
Autor(es): ANÍZIO, Víctor Augusto Lima
Palavras-chave: treinamento de força; idoso; motivação
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: ANÍZIO, Víctor Augusto Lima. Revisão integrativa sobre o treinamento de força em idosos: motivação para a permanência em academias de ginásticas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O exercício físico traz diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida do indivíduo, dentre suas modalidades temos o Treinamento de Força (TF). Atualmente se observa um aumento na expectativa de vida da população, o que acaba gerando uma maior preocupação com as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento do organismo. Dessa forma, devido ao papel do TF em retardar a perda de massa/força muscular e o avanço de doenças crônico-degenerativas, esta prática se mostra de suma importância para o público idoso. Sendo assim, buscamos através de uma revisão integrativa, identificar quais os motivos contribuem para idosos permanecerem em academias na prática do treinamento de força. Para a pesquisa dos artigos utilizamos os seguintes descritores no idioma inglês: “motivation and resistance training and aged” e “strength training and older and adherence” (“motivação e treinamento resistido e idoso” e “treinamento de força e idoso e adesão”) nas bases de dados do PUBMED e LILACS. Foram incluídos artigos nos idiomas inglês e português, publicados nos últimos cinco anos, com idosos praticantes do TF em academias de ginástica, que avaliaram aspectos motivacionais relacionados à prática. Ao passo que artigos que investigaram outra modalidade e/ou público alvo, ou que não investigaram aspectos motivacionais foram excluídos desta revisão. A pesquisa em ambas bases de dados forneceu um total de 249 artigos dos quais 247 foram descartados, com base nos critérios de inclusão e exclusão, restando um total de dois artigos que compuseram esta revisão. Os dados obtidos foram compilados em uma tabela para melhor apresentação e análise dos achados. Foi observado que os principais fatores que favorecem a permanência de idosos praticantes do TF em academias foram preocupações com a saúde, interação social, e busca pelos resultados específicos do TF na saúde e funcionalidade. Como forma de favorecer estes benefícios durante o envelhecimento, se faz necessário a conscientização dos idosos acerca dos benefícios da prática, e a melhor preparação dos profissionais e espaços que irão orientar e receber este público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50776
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Víctor Augusto Lima Anízio.pdf354,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons