Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50768
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AQUINO, Fabíola Cristina de Oliveira Bento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elielson Rafael da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T11:34:31Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T11:34:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elielson Rafael da. Efeitos do Frevo na coordenação motora de escolares nas aulas de Educação Física. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50768 | - |
dc.description.abstract | A dança da cultura popular tem sido pouco valorizada e esquecida no processo de ensino dentro do âmbito escolar nas aulas de Educação Física, sendo relegada apenas às festividades extracurriculares com finalidade efêmera de recuperar e preservar a cultura do povo no que se refere a uma visibilidade temporária, sem que se perceba a importância que essas manifestações têm para o desenvolvimento motor, bem como, a exploração de novos sentidos e movimentos livres, ressaltando o desenvolvimento de diversas habilidades, além da valorização dos movimentos, integração social, conhecimento cultural, entre outros. O presente estudo com caráter de revisão narrativa buscou evidenciar a relevância de um conteúdo de extrema importância para a construção integral do ser humano, além de carregar uma carga histórico-cultural na sociedade, que tem sido negligenciado. Consequentemente, foi observado que a programação, organização e aplicação do conteúdo das danças no ensino escolar apresentam falhas, e, quando existentes, são aplicados de forma automática, sem considerar todo o histórico e significado que a dança possui, além de que, suprir esse hiato é um desafio histórico para os professores de Educação Física. O objetivo do estudo presente é evidenciar quais os efeitos que o frevo, dança popular de Pernambuco e Patrimônio Cultural imaterial da Humanidade desde 2012 pela UNESCO, desempenha sobre a coordenação motora de escolares nas aulas de Educação Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | dança | pt_BR |
dc.subject | frevo | pt_BR |
dc.subject | cultura popular | pt_BR |
dc.subject | coordenação motora | pt_BR |
dc.title | Efeitos do Frevo na coordenação motora de escolares nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1464645187098634 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1960680810479007 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Popular culture dance has been undervalued and forgotten in the teaching process within the school environment in Physical Education classes, being relegated only to extracurricular festivities with the ephemeral purpose of recovering and preserving the culture of the people in terms of temporary visibility. , without realizing the importance that these manifestations have for motor development, as well as the exploration of new meanings and free movements, emphasizing the development of different skills, in addition to the appreciation of movements, social integration, cultural knowledge, among others. The present study, with a narrative review character, sought to highlight the relevance of a content of extreme importance for the integral construction of the human being, in addition to carrying a historical-cultural burden in society, which has been neglected. Consequently, it was observed that the programming, organization and application of the content of dances in school teaching present flaws, and, when existing, are applied automatically, without considering all the history and meaning that the dance has, in addition to supplying this hiatus is a historic challenge for Physical Education teachers. The objective of the present study is to show the effects that frevo, popular dance from Pernambuco and Intangible Cultural Heritage of Humanity since 2012 by UNESCO, has on the motor coordination of students in Physical Education classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA ELIELSON.pdf | 815,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons