Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50765

Comparte esta pagina

Título : Efeito do Exercício Físico na Qualidade do Sono em Adultos e Idosos com Depressão: uma revisão sistemática
Autor : BARROS, Gleydson Vieira da Silva
Palabras clave : adultos; depressão; exercício físico; qualidade do Sono; terapia de exercício; treinamento de força; treinamento resistido
Fecha de publicación : 4-may-2023
Citación : BARROS, Gleydson Vieira da Silva. Efeito do exercício físico na qualidade do sono em adultos e idosos com depressão: uma revisão sistemática. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Objetivo: O presente estudo visa verificar, através de uma revisão sistemática, o efeito do exercício físico na qualidade do sono e nos sintomas de depressão em adultos. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Cochrane Library e Scopus, sendo incluído no estudo, artigos originais e ensaios clínicos, tendo como população, homens e mulheres acima de 18 anos, com o exercício físico como intervenção a ser utilizada, protocolo de exercício com frequência mínima de três vezes na semana e com uma duração de pelo menos duas semanas. Os estudos deveriam conter a avaliação pré e pós da qualidade do sono e da depressão. Foram excluídos os artigos de revisão, estudos que fizeram associação do exercício físico a outro tipo de intervenção como uso de medicação ou dieta, estudos sem grupo controle e com pessoas menores de 18 anos. Resultados: Foram achados 931 artigos, onde 9 artigos atenderam aos critérios de elegibilidade. Pôde-se observar uma relação entre o exercício físico na melhora da qualidade do sono e nos sintomas de depressão. Os estudos apontam que 12 semanas de exercício físico, com uma média de três a cinco vezes na semana, promoveram melhora na qualidade do sono e dos sintomas depressivos em adultos e idosos. Conclusão: Com isso, conclui-se que a intervenção do exercício físico tem grande influência na melhorar dos componentes relacionados a qualidade do sono e nos sintomas de depressão em adultos, sendo eficazes para um tratamento e/ou prevenção alternativo, não farmacológica e de baixo custo para a melhora da qualidade do sono e da depressão. Pesquisas futuras são necessárias para analisar de forma correlacional os efeitos do exercício na qualidade do sono e na depressão, com uma melhor monitorização dos parâmetros, podendo, assim, analisar se a redução dos sintomas depressivos é relacionada a melhora do sono ou não.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50765
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gleydson Vieira da Silva Barros.pdf337,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons