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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50753

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Willamy Francelino de-
dc.date.accessioned2023-05-31T17:16:01Z-
dc.date.available2023-05-31T17:16:01Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Willamy Francelino de. Função contínua: um estudo da transformação entre representações semióticas por meio da argumentação. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50753-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo caracterizar as transformações dos registros de representações semióticas, de licenciandos de Matemática, a partir do processo argumentativo, para a construção de conhecimento sobre função contínua. O estudo teve como fundamentação a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), a partir da qual foram discutidos importantes aspectos sobre os tipos de representações, tratamentos e conversão, mobilizadas ao se estudar função contínua. Esses aspectos foram analisados tomando como base a mobilização dos conhecimentos a partir do processo argumentativo dos licenciandos. Foram discutidos estudos que abordaram a utilização da argumentação para promoção do conhecimento matemático, trabalhos que envolveram o estudo de funções contínuas ou TRRS. Quanto à metodologia da pesquisa, desenvolvemos um experimento a partir da resolução de uma situação envolvendo função contínua. Esse experimento se constituiu em três fases: 1. Resolução individual por uma turma na disciplina de Análise Real, com sete estudantes, de um IFES, no 8o período; 2. Após a resolução da situação, os estudantes foram desafiados a produzir um vídeo explicando a um colega como resolver a situação, de forma que o colega pudesse entender cada passo. O vídeo foi enviado ao professor da disciplina; 3. Durante o momento síncrono, após as devidas explicações dos estudantes no vídeo, houve um momento em que o professor procurou contra-argumentar suscitando outras possibilidades de resolução a partir de outros registros de representação. A partir de então, o professor recebeu dos estudantes réplicas à sua contra-argumentação. Os argumentos e as respostas dos estudantes foram analisados com base na TRRS e na argumentação, verificamos com as representações utilizadas pelos estudantes uma incidência de soluções pautadas no registro algébrico. Os argumentos mobilizados para justificar suas respostas tiveram impactos diretamente na escolha do registro utilizado, principalmente quanto ao apoio desses nos diferentes registros de representações semióticas durante as negociações de perspectivas. Por fim, o trabalho coletivo dos estudantes em avaliar as melhores estratégias e/ou reavaliar sua solução inicial promoveu significativas modificações em relação ao uso de conversões entre registros de representações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectMapeamentos (Matemática)pt_BR
dc.subjectFunções contínuaspt_BR
dc.subjectTRRSpt_BR
dc.titleFunção contínua : um estudo da transformação entre representações semióticas por meio da argumentaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7167359408855501pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to characterize the transformations of the semiotic representation registers, of pre-service mathematics teachers, into an argumentative process to construct continuous function knowledge. The study was based on the Theory of Semiotic Representation Registers (TRRS), from which essential aspects were discussed about the types of representations, treatment, and conversion mobilized when studying continuous function. These aspects will be analyzed based on the incorporation of knowledge from the argumentative process of the pre-service teachers. Studies addressing the use of argumentation to promote mathematical knowledge and those involving continuous functions learning or TRRS were reviewed. As for the research methodology, we developed an experiment from the resolution of a situation involving continuous function. This experiment consisted of three phases: 1. Individual resolution by a class in the Real Analysis discipline, with seven students, from an IFES, in the eighth semester of the course; 2. After solving the situation, students were challenged to produce a video explaining how to solve it to a colleague so she/he could understand each step. Then, the video was sent to the teacher; 3. During a synchronous moment, after the due motivations of the students in the video, there was a moment in which the teacher tried to counterargument, raising other possibilities of resolution from other representation registers. From then on, the teacher received replies to his counterargument from the students. The students' arguments and responses were analyzed using the TRRS and argumentation. We verified a significant incidence of solutions based on the algebraic record. The arguments and the main argumentative elements mobilized to justify their results were directly influenced by choice of register used, mainly regarding their support in the different registers of semiotic representations during the impact of perspectives. Finally, their collective work of evaluating the best strategies or rethinking their initial solution, based on discussions with others, promoted significant changes toward the conversion between representation registers.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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