Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50748
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HOLANDA, Alessandro Spencer de Souza | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Viviane Paixão de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T16:31:05Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T16:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Viviane Paixão de. Relação entre sonolência e atividade física em estudantes do ensino médio. 2023. Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Educação Física ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50748 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como finalidade investigar a relação entre a sonolência e a atividade física em estudantes do ensino médio. Para tal, foram realizadas a caracterização da sonolência, do cronotipo e do nível de atividade física dos estudantes. Foram estabelecidas associações entre sexo, sonolência, atividade física e cronotipo em adolescentes do ensino médio, visando compreender como esses fatores se inter-relacionam. A amostra deste estudo foi composta por 103 estudantes de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, regularmente matriculados em uma escola particular de Recife. Foram utilizados questionários como a Epworth Sleepiness Scale (ESS) para medir a sonolência, o Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) para avaliar o cronotipo e o Questionário Internacional de Atividade Física, versão curta (IPAQ) para avaliar o nível de atividade física. Os dados foram coletados por meio de um estudo observacional de corte transversal e foram gerenciados e analisados descritivamente por meio do software Prism 5.0. Os resultados indicaram uma alta prevalência de sonolência em estudantes do sexo feminino, além de uma relação entre a maior sonolência e o menor nível e tempo de atividade física nos estudantes do ensino médio. Também foi observado um padrão de maior prevalência de sonolência para o 3° ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | sono | pt_BR |
dc.subject | atividade física | pt_BR |
dc.subject | estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.title | Relação entre sonolência e atividade física em estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4913877237180255 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8640951441643241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to investigate the relationship between sleepiness and physical activity in high school students. To do so, the sleepiness, chronotype, and level of physical activity of the students were characterized. Associations between sex, sleepiness, physical activity, and chronotype were established in high school adolescents to understand how these factors interrelate. The study sample consisted of 103 students of both sexes, aged between 14 and 18 years, regularly enrolled in a private school in Recife. Questionnaires such as the Epworth Sleepiness Scale (ESS) were used to measure sleepiness, the Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) to evaluate chronotype, and the International Physical Activity Questionnaire, Short Version (IPAQ) to assess the level of physical activity. Data were collected through a cross-sectional observational study and were managed and analyzed descriptively using Prism 5.0 software. The results indicated a high prevalence of sleepiness in female students, as well as a relationship between higher sleepiness and lower levels and duration of physical activity in high school students. Additionally, a pattern of higher sleepiness prevalence was observed in the third year of high school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Viviane Paixão de Albuquerque.pdf | 458,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons