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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50741

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorALCOFORADO, Daniela Gomes-
dc.date.accessioned2023-05-31T15:44:39Z-
dc.date.available2023-05-31T15:44:39Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationALCOFORADO, Daniela Gomes. O paradoxo do consumo: hábitos e significados de consumo de indivíduos com depressão. 2022. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50741-
dc.description.abstractO marketing tem muito a contribuir com o estudo do bem-estar mental do consumidor e a resolução de problemas de saúde. A depressão é um transtorno mental altamente presente na sociedade atual e com perspectiva de expansão nos próximos anos, especialmente após a pandemia de COVID-19. Nessa perspectiva, o presente trabalho de tese explorou os hábitos e significados de consumo de indivíduos com depressão. Defendemos que o consumo afeta e é afetado pelo transtorno depressivo, e pode ser fonte de alienação, compulsão e vícios. Porém, um consumo sábio e adequado aos padrões de saúde contemporâneos pode mitigar os efeitos da doença. Além disso, apesar de ser mais estudado na díade utilitarismo e hedonismo, defendemos que o consumo pode ter um significado terapêutico para consumidores com depressão quando buscam bem-estar. Guiada por um paradigma transformativo, a pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Pessoas com depressão foram acessadas por meio de entrevistas e aplicação da técnica projetiva do Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) em dois períodos distintos. Como resultados, identificamos hábitos que se destacaram no consumo diário dos indivíduos com depressão e características gerais de seus comportamentos, que englobam ‘ondas’, interrupção e paralisação do consumo. Dentre os hábitos, destacamos a natureza paradoxal do consumir, que tanto pode mitigar quanto agravar os sintomas da doença. Identificamos, ainda, hábitos que são afetados pelos sintomas da depressão e como o consumo pode ser utilizado na busca por relacionamento ou tratamento. No âmbito do consumo terapêutico, foram propostas quatro tipologias de natureza terapêutica − consumo terapêutico de distração, de conforto, de passividade e de atividade. Por fim, investigamos os significados do consumo para indivíduos com depressão, destacando-se o consumo como obtenção de controle, expressão do self, pertencimento e autorrealização. A pesquisa avança no estudo das idiossincrasias do consumidor depressivo, gerando proposições teóricas e práticas para o campo do comportamento do consumidor e fornece contribuições metodológicas para pesquisadores interessados em desenvolver pesquisas com sujeitos vulnerabilizados e no meio online. Como limitação, ressaltamos o impacto da pandemia de COVID-19 que deixou os respondentes mais fragilizados emocionalmente e fez com que a etapa empírica da pesquisa precisasse migrar integralmente para o ambiente online. Como principal contribuição, destacamos o aprofundamento teórico no consumo terapêutico do indivíduo com depressão e as tipologias de consumo propostas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.titleO paradoxo do consumo: hábitos e significados de consumo de indivíduos com depressãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coKUHN, Thomas-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8072205565852740pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6073389370524247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxMarketing has a lot to contribute to the study of consumer mental well-being and the resolution of health problems. Depression is a mental disorder that is highly present in today's society and is expected to expand in the coming years, especially after the COVID-19 pandemic. From this perspective, this doctoral thesis explored the habits and meanings of consumption of individuals with depression. We argue that consumption affects and is affected by depressive disorder, and can be a source of alienation, compulsion and addictions. However, a wise consumption and adequate to contemporary health standards can mitigate the effects of the disease. In addition, despite being more studied in the dyad of utilitarianism and hedonism, we believe that consumption can have a therapeutic meaning for consumers with depression when seeking well- being. Guided by a transformative paradigm, the research is qualitative in nature, descriptive and exploratory. People with depression were accessed through interviews and application of the projective technique of the Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) in two different periods. As a result, we identified habits that stood out in the daily consumption of individuals with depression and general characteristics of their behaviors, which include 'waves', interruption and stoppage of consumption. Among the habits, we highlight the paradoxical nature of consumption, which can both mitigate and worsen the symptoms of the disease. We also identified habits that are affected by symptoms of depression and how consumption can be used in the search for relationships or treatment. Within the scope of therapeutic consumption, four typologies of a therapeutic nature were proposed – therapeutic consumption of distraction, comfort, passivity and activity. Finally, we investigated the meanings of consumption for individuals with depression, highlighting consumption as a way to gain control, express the identity, belonging and self-fulfillment. This study advances in the study of the idiosyncrasies of the depressed consumer, generating theoretical and practical propositions for the field of consumer behavior and provides methodological contributions to researchers interested in developing research with vulnerable subjects and in the online environment. As limitation, we emphasize the impact of the COVID-19 pandemic, which left the respondents more emotionally fragile and made the empirical stage of the research to fully migrate to the online environment. As the main contribution, we highlight the theoretical deepening in the therapeutic consumption of the individual with depression and the proposed consumption typologies.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4701700491723791pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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