Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50720

Comparte esta pagina

Título : A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de competências profissionais no contexto da quarta revolução industrial
Autor : AQUINO, Leonardo Mohandas Pantoja de
Palabras clave : Aprendizagem; Indústria 4.0; Competência 4.0
Fecha de publicación : 26-abr-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : AQUINO, Leonardo Mohandas Pantoja de. A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de competências profissionais no contexto da quarta revolução industrial. 2023. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A quarta revolução industrial tem trazido mudanças significativas no mercado de trabalho, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Neste contexto surge a demanda por novas competências profissionais e as necessidades dos indivíduos de desenvolver habilidades de aprendizagem contextualizadas com estas mudanças. Desse fenômeno surge o conceito de Aprendizagem 4.0. No entanto, por hora este conceito não está devidamente solidificado partindo-se desta lacuna teórica este estudo teve por objetivo verificar empiricamente o construto Aprendizagem 4.0 e posteriormente mensurar o possível fator mediador deste construto nos desenvolvimentos das competências profissionais no contexto da Indústria 4.0. Para tanto, foi aplicado um questionário com variáveis sociodemográficas e laborais, avaliação dos 4 Cs da aprendizagem e das 15 competências do futuro de acordo com o Forum Econômico Mundial. A amostra foi composta por 179 respondentes com representatividade em relação a gênero, nível de formação, cargos, gerações e áreas do conhecimento. Foram realizados cálculos de estatística descritiva e inferencial, por meio de testes de normalidade, análises fatoriais, testes de Pearson e Mann Whitney U e análise spectral singular SSA. A partir das análises, o conceito de Aprendizagem 4.0 foi definido como uma combinação de soft e hard skills diretamente relacionadas ao processo de aprendizado. As soft skills englobam comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade, enquanto as hard skills incluem domínio do inglês, conhecimento dos conceitos da Indústria 4.0 e habilidades em áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Os testes de correlação apontaram que as soft skills e hard skills da aprendizagem influenciam-se mutuamente e, quando atuam de forma conjuntas, compõem a Aprendizagem 4.0, que possui um fator de mediação estatisticamente significativo para o desenvolvimento das competências 4.0. Adicionalmente, foram identificados impactos positivos das competências 4.0 em vantagens ocupacionais como cargos mais elevados, salários maiores e melhor qualidade de vida no trabalho. Além de, menor propensão à obsolescência e maior facilidade na transição de carreira ou recolocação profissional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50720
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf1,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons