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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50709

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dc.contributor.advisorLACERDA, Aline Mendes-
dc.contributor.authorPESSOA, Tasia Pereira de Moura-
dc.date.accessioned2023-05-31T11:56:12Z-
dc.date.available2023-05-31T11:56:12Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationMOURA, Tasia Pereira de. Respostas de ansiedade, depressão, estresse e desempenho em tarefas de funções executivas cotidianas em estudantes de cursos técnicos durante a pandemia da COVID 19. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50709-
dc.descriptionPESSOA, Tasia Pereira de Moura, também é conhecida em citações bibliográficas por: MOURA, Tasia Pereira de.pt_BR
dc.description.abstractAs Funções Executivas são habilidades fundamentais para o processo de aprendizagem de conteúdos teóricos, práticos, para a vida social e saúde mental. Elas são processos cognitivos complexos, associados predominantemente ao funcionamento do córtex pré-frontal, córtex parietal e áreas subcorticais. Esses processos atuam como um controle ou “supervisor” do comportamento viabilizando diversas ações complexas como manter o curso de ação em situações dinâmicas ou mesmo modificar esse curso de ação conforme mudanças e exigências do ambiente. Esta pesquisa visa investigar respostas de ansiedade, depressão, estresse e dificuldades em tarefas cotidianas de FE (Funções Executivas) em estudantes dos cursos técnicos durante a volta às aulas presenciais após período de isolamento físico da pandemia COVID 19. Para isso, participaram desta pesquisa 114 estudantes do ensino técnico do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco). Primeiramente, os voluntários da pesquisa responderam a um Questionário Sociodemográfico, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse-21 (EDAE-21) e Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para adultos - IFERA-II. Os dados foram analisados de duas formas, uma mais holística com a amostra total com foco nas correlações entre as variáveis e outra forma em que comparamos dois grupos. Um grupo nomeado de Grupo com Alto Risco (GAR), caracterizado por estudantes com altos escores na escala de depressão, ansiedade e estresse, e outro Grupo com Baixo Risco (GBR), formado por estudantes com baixos escores na escala. Na análise holística identificamos correlações moderadas entre as variáveis depressão, ansiedade e estresse com o desempenho nas tarefas de FE de memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, bem como entre as características sociodemográficas da amostra, qualidade do sono e dificuldades financeiras. Já na comparação dos grupos, verificamos que o GAR teve mais dificuldade nas tarefas cotidianas de FE de memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva do que o GBR. Estes resultados trazem subsídios para a construção coletiva de ações de assistência em saúde emocional e ações pedagógicas futuras na instituição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressão mentalpt_BR
dc.subjectEstresse (Psicologia)pt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.titleRespostas de ansiedade, depressão, estresse e desempenho em tarefas de funções executivas cotidianas em estudantes de cursos técnicos durante a pandemia da COVID 19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9573565896763865pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5707767991130512pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxExecutive functions are fundamental skills for the learning process of theoretical and practical contents, for social life and mental health. They are complex cognitive processes, predominantly associated with the functioning of the prefrontal cortex, parietal cortex and subcortical areas. These processes act as a control or “supervisor” of behavior, enabling various complex actions such as maintaining the course of action in dynamic situations or even modifying this course of action according to changes and demands of the environment. This research aims to investigate symptoms of anxiety, depression, stress and difficulties in everyday EF (Executive Functions) tasks in students of technical courses during the return to face-to-face classes after a period of physical isolation from the COVID 19 pandemic. Technical education students at the IFPE (Federal Institute of Pernambuco). First, the research volunteers answered a Sociodemographic Questionnaire, Depression, Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21) and Inventory of Difficulties in Executive Functions, Regulation and Aversion to Postponement for adults - IFERA-II. Data were analyzed in two ways, a more holistic way with the total sample focusing on correlations between variables and a way in which we compare two groups. A group called High-Risk Group (HRG), characterized by students with high scores on the depression, anxiety and stress scale, and a Low-Risk Group (LRG), formed by students with low scores on the scale. In the holistic analysis, we identified moderate correlations between the variables, depression, anxiety and stress, with performance in the EF tasks of working memory, inhibitory control and cognitive flexibility, as well as between the sociodemographic characteristics of the sample, sleep quality and financial difficulties. Comparing the groups, we found that the HRG had more difficulty in the daily EF tasks of working memory, inhibitory control and cognitive flexibility than the LRG. These results support the collective construction of emotional health care actions and future pedagogical actions at the institution.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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