Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50706

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo-
dc.contributor.authorSANTOS, Aldieny Jussara dos-
dc.date.accessioned2023-05-31T11:35:25Z-
dc.date.available2023-05-31T11:35:25Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-05-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Aldieny. O CAMINHO DO SABER: Sinalização da Escola Municipal Enedina Maria de Lima como proposta de identidade para as escolas do Município de Riacho das Almas - PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50706-
dc.descriptionArquivo trocado em 18/12/2023 conforme solicitação do autor e autorização via processo.-
dc.description.abstractA sinalização é uma área do design gráfico que tem como objetivo facilitar a compreensão de mensagens importantes e garantir a segurança das pessoas em diversos contextos, como no trânsito, espaços públicos, ambientes de trabalho entre outros. Neste trabalho foi realizado um projeto de sinalização para a Escola Municipal Maria Enedina de Lima, situada na zona rural da cidade de Riacho das Almas - PE. Apresenta uma metodologia fundamentada e proposta por Silva (2010) composta pela junção das metodologias de design sugeridas por Velho (2007) e Löbach (1995) em que o roteiro mostrou o passo-a-passo seguido até o resultado final que pode ser aplicado e estendido a todas as escolas municipais da cidade visando proporcionar ao público uma melhor comunicação com o ambiente escolar. Além disso, o trabalho também aborda a importância da sinalização para a acessibilidade de pessoas com deficiência e apresenta diretrizes para uma intervenção de sinalização inclusiva para o local.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSinalizaçãopt_BR
dc.subjectSinalização escolarpt_BR
dc.titleO caminho do saber: sinalização da Escola Municipal Enedina Maria de Lima como proposta de identidade para as escolas do município de Riacho das Almas - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5420793313434161pt_BR
dc.description.abstractxSignage is an area of graphic design that aims to facilitate the understanding of important messages and ensure the safety of people in various contexts, such as in traffic, public spaces, workplaces, among others. In this project, a signage project was carried out for the Maria Enedina de Lima Municipal School, located in the rural area of the city of Riacho das Almas - PE. It presents a methodology based on and proposed by Silva (2010) composed by the combination of design methodologies suggested by Velho (2007) and Löbach (1995), the script showed the step-by-step process followed to the final result that can be applied and extended to all municipal schools in the city aiming to provide the public with better communication with the school environment. In addition, the work also addresses the importance of signage for accessibility for people with disabilities and presents guidelines for an inclusive signage intervention for the location.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aldieny Jussara dos Santos.pdf14,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons