Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50696

Compartilhe esta página

Título: Prevalência, incidência e fatores associados às lesões em corredores recreacionais no Brasil: uma revisão narrativa
Autor(es): QUEIROZ, Ícaro Matheus Almeida
Palavras-chave: Corrida; Lesão; Fatores de Risco
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: QUEIROZ, Ícaro Matheus Almeida. Prevalência, incidência e fatores associados às lesões em corredores recreacionais no Brasil: uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: Sendo a corrida um dos exercícios mais populares mundialmente por ser de fácil acesso e capaz de promover diversos benefícios a saúde, um grande número de praticantes pode estar sujeito à sofrer com lesões relacionadas à prática dessa atividade. Por isso se faz necessário o entendimento dos fatores intrínsecos e extrínsecos que podem estar relacionados com o aumento ou a redução do risco de lesões. Objetivo: Verificar a prevalência e a incidência de lesões relacionadas à prática da corrida em corredores recreacionais no Brasil e também os fatores associados a essas lesões. Metodologia: O estudo se trata de uma revisão narrativa. Foram realizadas buscas nos bancos de dados BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), Pubmed (National Library of Medicine's – NLM), Scielo.org (Scientific Eletronic Library Online) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde – Interface BVS). As buscas aconteceram entre Janeiro e Março de 2023 e dos 32 artigos encontrados, apenas 11 se enquadraram nos critérios de inclusão. Resultados: Dentre os dados proporcionados pelos 11 artigos selecionados estão: Prevalência acima dos 30%; incidência acima dos 27%; lesões mais comuns sendo as musculares e tendinopatias; joelho como a região mais acometida por lesões; volume e lesões prévias como os fatores associados mais evidentes; biomecânica da corrida e alinhamento de membros inferiores não foram significativamente relacionados à ocorrência de lesões; outros fatores como pressão plantar e as forças que agem sobre o pé durante a corrida, assim como a maleabilidade da superfície parecem ter efeitos sobre a estrutura física dos corredores, mas a relação com as lesões ainda não foi de fato estabelecida. Considerações finais: Fica evidente a necessidade de mais estudos a fim de estabelecer de fato se há ou não relação entre alguns fatores menos citados como tipo de tênis, tipo de pisada, ritmo dos passos e maleabilidade da superfície com riscos mais elevados de sofrer uma lesão na corrida. De acordo com os achados, foi possível observar que existe uma importância de se conhecer os fatores associados às lesões, mas que apesar disso, o risco de lesões ainda estará sempre presente nessa população e tudo que se pode fazer é tentar ao máximo minimiza-lo ao evitar algumas caracteristicas de treino e biomecânica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50696
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ícaro Matheus Almeida Queiroz versão CORRIGIDA para depósito.pdf509,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons