Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5069
Título: Codificação iterativa para o canal adtivo com dois usuários binários
Autor(es): ALCOFORADO, Maria de Lourdes Melo Guedes
Palavras-chave: Canais de acesso múltiplos; Códigos turbo; CCMA
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Lourdes Melo Guedes Alcoforado, Maria; Cardoso da Rocha Júnior, Valdemar. Codificação iterativa para o canal adtivo com dois usuários binários. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Esta tese utiliza códigos turbo em sistemas de comunicações, para emprego em canais de acesso múltiplo. Tais canais permitem o acesso simultâneo a mais de um usuário, com a saída deste canal sendo uma combinação dos sinais enviados pelos usuários ativos. Em particular é dada ênfase ao caso em que dois usuários binários podem transmitir simultaneamente em um canal aditivo para um único receptor. Este canal é chamado de canal aditivo com dois usuários binários (2-BAC). São feitas implementações de alguns sistemas codificados para a simulação de códigos e de decodificadores em presença de ruído branco Gaussiano aditivo, sendo estabelecida uma condição de decodibilidade única para códigos de treliça usados no 2-BAC. A partir desta condição é possível uma visualização clara da utilização de códigos convolucionais (códigos lineares) ou de códigos de treliça (códigos não-lineares) no 2-BAC, até então não existentes na literatura técnica específica. É apresentada uma técnica para construção de códigos de treliça unicamente decodificáveis para o 2-BAC, bem como é introduzido um novo esquema de codificação colaborativa para acesso múltiplo (CCMA) que garante a decodibilidade única para o 2-BAC. Os esquemas introduzidos não limitam a taxa total a valores abaixo da capacidade. São implementados, por meio de simulação, codificadores e decodificadores turbo para o 2-BAC usando códigos de treliça e esquemas CCMA. Através das condições de decodibilidade única encontradas, juntamente com os sistemas de codificação/decodificação turbo ficou demonstrada a viabilidade da utilização prática de códigos para o 2-BAC, por possibilitarem a obtenção de baixas probabilidades de erro na saída do decodificador, com equipamento de baixa complexidade. É proposta também uma aplicação de códigos para o 2- BAC para melhoria do desempenho da rede Ethernet e é estabelecida uma condição para decodibilidade única sobre uma classe de códigos para o 2-BAC quase-síncrono
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5069
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlmga.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.