Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669

Comparte esta pagina

Título : NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos
Autor : SILVA, Tainara Cleciane da
Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Narrativas (Auto) Biográficas; Descolonialidade
Fecha de publicación : 4-may-2023
Citación : SILVA, Tainara Cleciane da Silva. NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Este artigo busca compreender as narrativas de memória sobre educação escolar e descolonialidade na mata sul pernambucana. A pesquisa se inscreve na abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso à luz das narrativas quilombolas sobre a educação escolar e descolonialidade. A educação escolar quilombola alia-se às narrativas (auto) biográficas num movimento reflexivo e de compartilhamento de histórias e práticas voltadas para a educação escolar quilombola. Como instrumentos para coleta das informações, nos utilizamos da produção audiovisual e entrevista narrativa. Os resultados revelam que a comunidade quilombola dos Timóteos vislumbra um fazer educativo alicerçado no saber ancestral, desvelando uma identidade em política que suscita num movimento de desobediência política e epistêmica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Tainara Cleciane da Silva.pdf251,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons