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Título: A educação em direitos humanos: perspectivas e desafios da educação básica na cidade de Caruaru- PE.
Autor(es): ARAÚJO, Luiza Mara de Melo
Palavras-chave: Educação; Direitos Humanos; Perspectivas e desafios
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: ARAÚJO. Luiza Mara de Melo. A Educação em direitos humanos: perspectivas e desafios da Educação Básica na cidade de Caruaru-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente artigo intitulado como A Educação em Direitos Humanos: Perspectivas e Desafios da Educação Básica na cidade de Caruaru-PE elencam os seguintes objetivos: Objetivo geral: Compreender as perspectivas e desafios da educação em Direitos Humanos na educação básica a partir da vivência em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Caruaru-PE; e como Objetivos específicos: Apresentar o contexto da Educação em Direitos Humanos na educação básica; Identificar as perspectivas e desafios da Educação em Direitos Humanos da educação básica na cidade de Caruaru - PE; Analisar as concepções e desafios da educação básica acerca da Educação em Direitos Humanos, a partir de uma escola da rede estadual na cidade de Caruaru-PE. Como referencial teórico, selecionamos autores como: Dallari (2004); Bobbio (1992); Candau (2009); Benevides (2000); Magendzo (2008); Rodino (2003); Morgado (2001); Tavares (2020) que nos asseguram em aporte teórico e científico, combinado aos documentos oficiais: DUDH (1948) e o PNDH (2002) corroborando na sustentação do estudo. O trabalho fundamenta-se em uma pesquisa de caráter qualitativo Minayo (2001), ancorado no método de pesquisa exploratório e explicativo, uma vez que é realizado o levantamento bibliográfico de informações sobre o objeto de estudo e a delimitação do campo empírico. Por meio do objeto de estudo, os dados coletados nos permitiram uma análise das significações sobre a temática explorada. Desse modo, os dados de pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo conforme apontado por Bardin (1997) e organizados a partir de três categorias analíticas, sendo elas: a educação e Direitos Humanos a partir do contexto empírico; a educação e direitos humanos: um olhar sobre os desafios encontrados; e as reflexões sobre a educação e direitos humanos. Por fim, destaca-se a fragilidade no ensino de direitos humanos, pois, apesar da organização escolar buscar incluir a EDH no ensino curricular, é perceptível a superficialidade a qual a temática é desenvolvida no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50666
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