Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50659

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorSILVA, Silvia Renata Gomes da-
dc.date.accessioned2023-05-29T21:27:22Z-
dc.date.available2023-05-29T21:27:22Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.date.submitted2023-05-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50659-
dc.description.abstractO presente estudo aborda os saberes profissionais de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), com foco na construção destes conhecimentos a partir das suas trajetórias de formação continuada. Para isso, faz uso de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicando um questionário com 14 ADIs lotados na Rede Municipal do Recife, atuantes em instituições de públicas de Educação Infantil. Através do instrumento buscamos identificar os anseios formativos dos referidos profissionais, assim como a oferta de momentos de formação continuada ofertados pela prefeitura do Recife, direcionados, especificamente, ao trabalho dos ADIs. Assim, buscamos identificar os saberes que são contemplados durante estes momentos formativos e, em que medida, favorecem a construção de uma profissionalidade que contemple os eixos de cuidar e educar, centrais ao trabalho na Educação Infantil. Os resultados evidenciam que o ingresso dos ADIs na Rede Municipal do Recife ocorre sem que haja uma formação prévia, de modo que parte significativa da amostra não sabe, de fato, os eixos centrais de suas atividades laborais. Ademais, de acordo com os participantes, as formações continuadas, pós-ingresso na Rede, ocorrem de forma desarticulada do exercício profissional, gerando insegurança e baixa compreensão de autoeficácia em torno destes profissionais que cuidam e educam crianças na primeira infância.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaberes profissionaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectADIpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO papel da formação continuada na constituição dos saberes de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7201006413827841pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes Profissionais de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (5).pdf204,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons