Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50659
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Catarina Carneiro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Silvia Renata Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T21:27:22Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T21:27:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50659 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda os saberes profissionais de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), com foco na construção destes conhecimentos a partir das suas trajetórias de formação continuada. Para isso, faz uso de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicando um questionário com 14 ADIs lotados na Rede Municipal do Recife, atuantes em instituições de públicas de Educação Infantil. Através do instrumento buscamos identificar os anseios formativos dos referidos profissionais, assim como a oferta de momentos de formação continuada ofertados pela prefeitura do Recife, direcionados, especificamente, ao trabalho dos ADIs. Assim, buscamos identificar os saberes que são contemplados durante estes momentos formativos e, em que medida, favorecem a construção de uma profissionalidade que contemple os eixos de cuidar e educar, centrais ao trabalho na Educação Infantil. Os resultados evidenciam que o ingresso dos ADIs na Rede Municipal do Recife ocorre sem que haja uma formação prévia, de modo que parte significativa da amostra não sabe, de fato, os eixos centrais de suas atividades laborais. Ademais, de acordo com os participantes, as formações continuadas, pós-ingresso na Rede, ocorrem de forma desarticulada do exercício profissional, gerando insegurança e baixa compreensão de autoeficácia em torno destes profissionais que cuidam e educam crianças na primeira infância. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Saberes profissionais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | ADI | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | O papel da formação continuada na constituição dos saberes de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7201006413827841 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895935657182946 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saberes Profissionais de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (5).pdf | 204,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons